O “25 de Abril” na Madeira
Tensões sociais e políticas em 1974-75, à luz da imprensa regional
de Lino Bernardo Calaça Martins
Grátis
Sobre o livro
Este livro analisa a Revolução dos Cravos na Madeira e no Porto Santo, nomeadamente as tensões sociais e políticas registadas entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975. São abordadas as causas, as movimentações e as consequências do 25 de Abril neste arquipélago, perpassando diversas áreas da realidade insular, designadamente a situação nas vésperas da Revolução, a vivência nos primeiros dias da liberdade, as alterações no sector primário, as tensões laborais, o papel das associações, movimentos e partidos políticos, as mudanças verificadas nas instituições político-administrativas, os polos simultâneos e conflituantes da autonomia e do separatismo, a acção da Igreja Católica e da comunicação social madeirenses, a par da compreensão da consciência política da sua população e do impacto do 25 de Abril na Madeira e no Porto Santo.
Tendo como fonte histórica preferencial a imprensa madeirense, esta investigação permite-nos concluir que a Revolução dos Cravos teve uma influência decisiva na transformação socioeconómica e político-cultural da Madeira e no Porto Santo.
«O "25 de Abril" na Madeira - Tensões sociais e políticas em 1974-75, à luz da imprensa regional, em boa hora editado, constitui o primeiro trabalho, cientificamente realizado no âmbito da História, sobre a Revolução do 25 de Abril na Madeira.»
Nelson Veríssimo, Historiador