Bertrand.pt - Novas soluções de superstrutura de via para a alta velocidade ferroviária

Novas soluções de superstrutura de via para a alta velocidade ferroviária

Comparação com a via balastrada (INCVC 5)

de André Paixão e Eduardo Fortunato 

Editor: LNEC
Edição ou reimpressão: junho de 2009
30,00€
Esgotado ou não disponível.

DESCRITORES
Via férrea / Infra-estrutura ferroviária / Novas tecnologias / Comboio de alta velocidade

As crescentes exigências impostas ao transporte ferroviário e a necessidade de o tornar num sistema de transporte mais competitivo têm levado ao desenvolvimento de novas soluções de via-férrea. Estas novas soluções constituem inovações tecnológicas de via-férrea que diferem da via balastrada tradicional na utilização de diferentes materiais e métodos construtivos. Apostam fortemente na redução da necessidade de conservação e renovação da via, o que se traduz na diminuição dos custos associados à sua operação, assim como no aumento da disponibilidade da linha.
Assim, estas soluções apresentam uma melhor resposta a velocidades de circulação cada vez mais elevadas e a maiores volumes de tráfego, que tendem a conduzir a maior deterioração da via e a consequentes maiores custos de conservação e renovação. Em comparação com a via tradicional, estas soluções podem ser mais vantajosas, no que se refere à segurança, a aspectos ambientais, à gestão da operação e a custos globais, quando se considera o ciclo de vida da infra-estrutura.
Embora estas tecnologias tenham vindo a ser testadas e aplicadas em alguns países, desde há várias décadas, em particular no Japão, só mais recentemente diversos países demonstraram especial interesse pela sua aplicação. Face a estas vantagens, tem-se verificado actualmente uma crescente tendência para a adopção destas novas soluções, sobretudo para as linhas de alta velocidade, particularmente na Europa e Ásia oriental.
Dentro deste contexto, e tendo em conta a previsível integração de Portugal na Rede Europeia de Alta Velocidade, desenvolveu-se o presente estudo com o objectivo de apresentar diversas soluções de via-férrea que estão disponíveis e compará-las com a solução tradicional de via balastrada. O estudo incide na descrição de concepções de via-férrea não tradicionais, como a via sem balastro e a via de apoio misto, fazendo-se especial referência às principais vantagens e desvantagens da via sem balastro, face à solução tradicional de via balastrada, e à experiência da sua aplicação.
Apresenta-se ainda uma síntese da situação actual da aplicação destas novas soluções em países que apostaram fortemente nas redes de alta velocidade.
Do estudo desenvolvido conclui-se que, para novas linhas de alta velocidade, estas soluções podem ser bastante atractivas, como alternativa à via balastrada tradicional.
Os autores agradecem a todas as entidades e pessoas a título individual a autorização expressa para a publicação das ilustrações apresentadas neste estudo, encontrando-se estas devidamente referenciadas.

Novas soluções de superstrutura de via para a alta velocidade ferroviária
Comparação com a via balastrada (INCVC 5)
de André Paixão e Eduardo Fortunato 
ISBN: 9789724921730 Ano de edição ou reimpressão: Editor: LNEC Idioma: Português Dimensões: 206 x 291 x 11 mm Páginas: 162 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Engenharia  >  Engenharia Civil

Sugestões

Regulamento Geral das Edificações Urbanas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
8,00€
Porto Editora
Manual de Dimensionamento de Estruturas Metálicas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
30,74€
Ass. Portuguesa de Construções Metálicas e Mistas
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.