Nas Margens da Solidão
Antologia de Prosa e Poesia
Grátis
Sobre o livro
"Uma pessoa que ligue 213 544 545, 963 524 660 ou 912 802 669
encontrará outra pessoa disponível para a escutar, eventualmente
estabelecer uma relação de ajuda. Alguém anónimo que, respeitando a
confidencialidade, lhe fará companhia num momento de dificuldade."
Este livro nasce no ano em que se comemora o 30º aniversário do SOS Voz Amiga, uma linha telefónica que surgiu vocacionada para a prevenção do suicídio mas que acaba por receber, na sua maior parte, apelos de outra ordem. O suicídio "é a ponta dum iceberg de sofrimento, em que sentimentos de angústia, tristeza, solidão, abandono e desespero surgem associados aos mais diversos contextos". Porque a solidão não bate apenas à porta dos outros, porque, mesmo no meio de amigos e familiares, nos sentimos tantas vezes só, este livro certamente irá encontrar nos leitores personagens destas histórias. Ler esta antologia significa pensar, reflectir sobre a vida e criar acção à volta dela, vivendo profundamente o presente e construindo o futuro.
Os Autores:
João Aguiar, Joaquim Murale, Benjamim Monteiro, Paulo Moreiras,
António Telmo, Edite Esteves, Luís Vieira da Mota, Firmino Mendes,
Frederico Mira George, Ana Viana, Ana Escoval, Raquel Gonçalves-
-Maia, José Jorge Letria, João Rui de Sousa, Jaime Salazar Sampaio,
António Ramos Rosa, Adalberto Alves e Pedro Esteves.
Deixou passar um minuto e teve um sobressalto. O telefone tocou e, instintivamente, fechou o gás e foi à sala. Era a filha. Tinha chegado a Paris, pedia desculpa pela diferença horária. "Afinal, não vou ver-te no próximo sábado", disse.
Lá fora, corria a noite. Foi à janela e recordou-se de Sylvia Plath e de um verso sem saída, porque a lua não tinha porta. Os olhos humedeciam e não sabia o que fazer. Apertava as mãos, cruzava os braços, arranhava-se. E, mais uma vez, pensou em ligar o gás. Mas pegou no telefone e ligou. Do lado de lá, chegou uma voz, quebrando o silêncio: "SOS Voz Amiga".»