Métodos Estatísticos para o Ensino e a Investigação nas Ciências da Saúde
de Rita Cabral Guimarães e Francisco Mercês de Mello
Sobre o livro
Atualmente a estatística é uma ferramenta indispensável para os profissionais na área das ciências da saúde. Conhecer, interpretar e aplicar a teoria e as técnicas estatísticas é fundamental para uma boa investigação, estudo e práticas esclarecidas.
Este livro, com evidente cuidado pedagógico, e recorrendo permanentemente a exemplos práticos, apresenta em 21 capítulos e vários anexos todo o instrumental teórico e prático para dotar o leitor de tudo o que necessita para enfrentar os obstáculos que poderá encontrar no seu estudo ou profissão.
Nos primeiros capítulos apresenta os conceitos básicos da Estatística e o ambiente e utilização do software SPSS. Depois aborda a noção de probabilidade, as distribuições amostrais e os vários tipos de amostragem. Seguidamente trata da comparação de dados categóricos e dados numéricos em duas ou mais amostras independentes, fazendo intervir o teste do qui-quadrado, o teste t-Student (também para variáveis emparelhadas) e o teste F da análise de variância (ANOVA). Discute o modelo de regressão e a correlação e os diferentes testes não paramétricos. Nos capítulos seguintes apresenta as medidas de força da associação ou efeito, através dos odds ratio, risco relativo e da diferença de risco. Nos capítulos finais apresenta a parte mais complexa constituída pelos modelos de regressão logística, análise de sobrevivência, regressão de Cox e regressão de Poisson e aborda a meta-análise, principalmente no que diz respeito à sua representação gráfica (forest plot).
Este livro destina-se pois a todos os estudantes e profissionais que, na sua atividade profissional ou nos seus estudos necessitem de aprender ou consolidar os conceitos teóricos estatísticos e a sua respetiva transposição para a prática.