Sobre o livro
A história verídica e impactante das crianças que sobreviveram, em silêncio, ao Holocausto.
Através dos testemunhos reais de três meninas judias — Sophie, Flora e Carla —, Richard D. Rosen, transporta-nos para a dura e tocante realidade daquela que é, para muitos, a página mais negra da história da Humanidade.
Sophie, que sobreviveu ao extermínio nazi graças a uma identidade falsa, durante anos acreditou que era católica e antissemita. Esta mentira, alimentada pela mãe para sua proteção, tornou-se o seu passaporte para a vida. Tornou-se oncologista nos EUA.
Flora, órfã vítima do genocídio, foi entregue aos cuidados de freiras católicas e andou de família em família, sem nunca conhecer ao certo as suas origens. Depois de ter sido adotada, chegou aos EUA em 1959, onde se tornou psicóloga.
Carla, que passou a sua infância escondida em sótãos e divisões dissimuladas, carrega a culpa de ter sobrevivido, sabendo que um terço das crianças judias desse tempo não tiveram a mesma sorte. Já nos EUA, tornou-se terapeuta.
Este livro é mais do que um relato histórico dos horrores do Holocausto. É um tributo a milhares de crianças assassinadas e uma homenagem a todas as que escaparam, conseguindo reconstruir as suas vidas e recuperar das suas infâncias traumáticas… mesmo sem nunca as esquecerem.
Jewish Book Council