Bertrand.pt - Memória das 'Invasões Francesas'

Memória das 'Invasões Francesas'

de Tereza Caillaux de Almeida 

Editor: Ésquilo
10,00€
Notifiquem-me quando disponível.

A autora, Tereza Caillaux de Almeida, natural de Lisboa, é professora de estudos portugueses na Universidade d’Aix-en-Provence. Memória das ‘Invasões Francesas’ em Portugal é o resultado de um longo trabalho de investigação realizado de Norte a Sul de Portugal. Trata-se, em primeiro lugar, da sua tese de doutoramento apresentada na Universidade de Paris-Nanterre, em 2008 e tendo recebido a mais alta distinção em vigor. Foram estudados os vestígos das campanhas napoleónicas na memória colectiva portuguesa em vários domínios tais como a pintura, a literatura, o ensino, a historiografia, as comemorações e, sobretudo, o discurso oral através de entrevistas de mais de duzentas pessoas entre as quais os descendentes dos principais actores deste conflito. O levantamento e a análise dos elementos observados, relativos a este período histórico, revelaram uma memória problemática, tanto em França como em Portugal. E, embora se focasse essencialmente a memória portuguesa, foi necessário estabelecer um diálogo entre as duas culturas para se compreender o fundo do problema. Delinearam-se, igualmente, certas características da memória portuguesa até hoje a qual apresenta, inesperadamente, valores, crenças e mitos multisseculares. Resulta deste trabalho um álbum - quase um roteiro - sobre as «Invasões Francesas» em Portugal como ainda não tinha sido feito. A riqueza iconográfica, a descoberta de uma documentação original e inédita - nomeadamente a da colecção da Casa das Gaeiras -, as histórias contadas por centenas de entrevistados tornam esta obra, à partida científica, num ‘passeio’ pelo Portugal ligado a este período histórico - e é-o quase todo. Cada qual reconhecerá a sua região, o seu testemunho ou o de alguém que lhe é próximo. Temas específicos, que só eram conhecidos a nível local, adquirem aqui, ao serem tratados numa análise conjunta, a sua devida dimensão nacional.

Memória das 'Invasões Francesas'
de Tereza Caillaux de Almeida 
ISBN: 9789898092700 Editor: Ésquilo Idioma: Português Dimensões: 172 x 240 x 31 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 592 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  História  >  História de Portugal

Quem comprou também comprou

Relação das Medidas de Defesa do Vouga Contra o Exército de Soult, Em 1809
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
11,11€
Deriva Editores
Instauração do Liberalismo em Portugal
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.