Memória Breve de uma Vida
de António Caetano de Carvalho
Sobre o livro
Memória Breve de uma Vida é um relato, necessariamente rápido, escrito na primeira pessoa e que percorre uma existência coincidente com um tempo do Estado Novo, no Portugal de Salazar e de Marcelo Caetano. Culmina no momento da Revolução de Abril de 1974 e, num alteração profunda de vida e da História, vai para além dela até ao ano de 2005.
A narrativa confunde-se, pois, com o ser do seu autor: António Caetano de Carvalho foi o último Sub-secretário de Estado da Informação e Turismo, designado em Março de 1974 no governo de Marcello Caetano, e Director dos Serviços de Informação de 1965 a 1969, no SNI - Secretariado Nacional de Informação.
Norberto Lopes (então decano dos jornalistas portugueses e antigo director de A Capital) escreveu na altura: "Não costumo felicitar as individualidades que ascendem a altos cargos da administração pública, nem vejo motivos para o felicitar a si pela distinção que lhe foi conferida, e a que seus méritos lhe deram jus, mas sim para nos felicitarmos, na esperança de que a sua acção no cargo que vai desempenhar contribua para abrandar o zelo da censura e diminua os prejuízos que tem causado aos jornais e ao País".