Marketing - 1000 Perguntas
de Roberto Minadeo
Sobre o livro
O lançamento de Marketing ¿ 1000 Perguntas em 1996 foi uma grata surpresa, ao se notar o uso do texto como material de apoio ao professor de Marketing em diversos cursos de Administração de Empresas no país. Assim, chegaram inúmeras sugestões de possíveis aperfeiçoamentos no texto ¿ mantendo-se, no entanto, o formato de perguntas e respostas, e o grande uso de casos reais de companhias nacionais.
À medida que se começou a preparar o novo texto, algumas daquelas sugestões de diversos colegas rapidamente evoluíram e se transformaram em pesquisas realizadas em parceria. Assim, cabe destacar e agradecer as seguintes contribuições:
Amostragem (Cap. 4.7): Armando Gonçalves. Doutor em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ). Design (Cap. 5.3): Dalton A. Raphael. Prof. do Instituto Bennett. Marketing Industrial (Cap. 9.6): Prof. Eliseu Boer. Mestre em Qualidade (UNICAMP ¿ 1999). E-mail: [email protected] Papel do Atendimento no Varejo (Cap. 11.5): Prof. Francisco Carlos Távora Heitman. Mestre em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Propaganda (Itens 15.1 a 15.7): Alice Selles. Mestre em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Planejamento de Marketing: Antonio Pinheiro. Doutor em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ).
Além disso, o texto atual incorporou inúmeras outras melhorias nos conceitos e nos exemplos, além da inclusão de vários temas que emergiram no período, como o e-commerce ou a regulação governamental. Quanto à forma, procurou-se aprofundar na pesquisa em torno dos aspectos conceituais da área de Marketing ¿ propiciando um conjunto mais abrangente, porém sem perder o aspecto direto e prático que caracterizou o texto original.
Esta coleção foi concebida, organizada e produzida pela UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ que há vinte anos divulgou coleção similar de grande sucesso editorial em virtude de suas qualidades didáticas.
O livro de perguntas e respostas cria uma interatividade entre o escritor e o leitor e acaba constituindo mais um diálogo do que um monólogo, evitando aquela situação clássica na qual o narrador apenas fala e o leitor apenas recebe. Ao ler a pergunta, o leitor esboça automaticamente alguma reação, antes mesmo de ir para a resposta. Ele se torna ativo no sistema de aprendizagem. E, se quiser tirar o máximo proveito do processo, antes de olhar a resposta deve formular a sua própria para depois comparar ou conferir.
Sócrates, há mais de quatro séculos antes de Cristo, já usava este método, que ele comparava ao parto: trabalhando com perguntas e estimulando o discípulo a tentar uma resposta, ele esperava que o conhecimento acabasse extraído do seu aluno em lugar de ser nele introduzido. O discípulo era motivado a raciocinar, buscar, se esforçar, ao invés de ser passivo. E esta é a tese da UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ com relação ao ensino: transformar o estudioso em sujeito ativo no processo de aprender, torná-lo independente, capaz de percorrer seu caminho por si só. Esta coleção espelha com fidelidade a pedagogia da ESTÁCIO.
Ao estudar por este método, portanto, você aprende o conteúdo da informação e, simultaneamente, fortalece seu processo de emancipação intelectual, adquirindo o hábito do esforço pessoal na busca de aperfeiçoamento. Até porque você pode concluir que sua resposta foi mais adequada que a do próprio autor, que, no caso deste livro, é mais um companheiro na procura da verdade do que um mestre distante e incontestável.
Mas a utilização deste livro não se esgota aí. Se você vai fazer um concurso ou se pretende somente conferir seus conhecimentos, este é um excelente instrumento para atender às duas finalidades.
Em matéria de coleção, trata-se de um rico material. Afinal, mil perguntas sobre um tema não é pouca coisa. Se você acumula livros da coleção, em breve terá juntado muitas e muitas mil perguntas sobre o tema de seu gosto e então, ainda que não houvesse publicação das respostas, isto por si só já consolidaria um material respeitável e eclético.
A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ acredita nesta coleção e se sente imensamente orgulhosa de oferecê-la a você, leitor.
João Uchôa Cavalcanti Netto
Fundador da ESTÁCIO