Marketing - 1000 Perguntas

de Roberto Minadeo 

Bertrand.pt - Marketing - 1000 Perguntas
idioma: Português do Brasil, Português
Editor: Universidade Estácio de Sá
Edição: maio de 2005
14,84€
Esgotado ou não disponível

O lançamento de Marketing ¿ 1000 Perguntas em 1996 foi uma grata surpresa, ao se notar o uso do texto como material de apoio ao professor de Marketing em diversos cursos de Administração de Empresas no país. Assim, chegaram inúmeras sugestões de possíveis aperfeiçoamentos no texto ¿ mantendo-se, no entanto, o formato de perguntas e respostas, e o grande uso de casos reais de companhias nacionais.

À medida que se começou a preparar o novo texto, algumas daquelas sugestões de diversos colegas rapidamente evoluíram e se transformaram em pesquisas realizadas em parceria. Assim, cabe destacar e agradecer as seguintes contribuições:

Amostragem (Cap. 4.7): Armando Gonçalves. Doutor em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ). Design (Cap. 5.3): Dalton A. Raphael. Prof. do Instituto Bennett. Marketing Industrial (Cap. 9.6): Prof. Eliseu Boer. Mestre em Qualidade (UNICAMP ¿ 1999). E-mail: [email protected] Papel do Atendimento no Varejo (Cap. 11.5): Prof. Francisco Carlos Távora Heitman. Mestre em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Propaganda (Itens 15.1 a 15.7): Alice Selles. Mestre em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Planejamento de Marketing: Antonio Pinheiro. Doutor em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ).

Além disso, o texto atual incorporou inúmeras outras melhorias nos conceitos e nos exemplos, além da inclusão de vários temas que emergiram no período, como o e-commerce ou a regulação governamental. Quanto à forma, procurou-se aprofundar na pesquisa em torno dos aspectos conceituais da área de Marketing ¿ propiciando um conjunto mais abrangente, porém sem perder o aspecto direto e prático que caracterizou o texto original.

Esta coleção foi concebida, organizada e produzida pela UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ que há vinte anos divulgou coleção similar de grande sucesso editorial em virtude de suas qualidades didáticas.

O livro de perguntas e respostas cria uma interatividade entre o escritor e o leitor e acaba constituindo mais um diálogo do que um monólogo, evitando aquela situação clássica na qual o narrador apenas fala e o leitor apenas recebe. Ao ler a pergunta, o leitor esboça automaticamente alguma reação, antes mesmo de ir para a resposta. Ele se torna ativo no sistema de aprendizagem. E, se quiser tirar o máximo proveito do processo, antes de olhar a resposta deve formular a sua própria para depois comparar ou conferir.

Sócrates, há mais de quatro séculos antes de Cristo, já usava este método, que ele comparava ao parto: trabalhando com perguntas e estimulando o discípulo a tentar uma resposta, ele esperava que o conhecimento acabasse extraído do seu aluno em lugar de ser nele introduzido. O discípulo era motivado a raciocinar, buscar, se esforçar, ao invés de ser passivo. E esta é a tese da UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ com relação ao ensino: transformar o estudioso em sujeito ativo no processo de aprender, torná-lo independente, capaz de percorrer seu caminho por si só. Esta coleção espelha com fidelidade a pedagogia da ESTÁCIO.

Ao estudar por este método, portanto, você aprende o conteúdo da informação e, simultaneamente, fortalece seu processo de emancipação intelectual, adquirindo o hábito do esforço pessoal na busca de aperfeiçoamento. Até porque você pode concluir que sua resposta foi mais adequada que a do próprio autor, que, no caso deste livro, é mais um companheiro na procura da verdade do que um mestre distante e incontestável.

Mas a utilização deste livro não se esgota aí. Se você vai fazer um concurso ou se pretende somente conferir seus conhecimentos, este é um excelente instrumento para atender às duas finalidades.

Em matéria de coleção, trata-se de um rico material. Afinal, mil perguntas sobre um tema não é pouca coisa. Se você acumula livros da coleção, em breve terá juntado muitas e muitas mil perguntas sobre o tema de seu gosto e então, ainda que não houvesse publicação das respostas, isto por si só já consolidaria um material respeitável e eclético.

A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ acredita nesta coleção e se sente imensamente orgulhosa de oferecê-la a você, leitor.

João Uchôa Cavalcanti Netto
Fundador da ESTÁCIO

Da mesma coleção

Jornalismo  1000 perguntas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,84€
Rio
Marketing - 1000 Perguntas
de Roberto Minadeo 
ISBN:
9788575790977
Ano de edição:
05-2005
Editor:
Universidade Estácio de Sá
Idioma:
Português do Brasil, Português
Dimensões:
138 x 208 x 19 mm
Páginas:
346
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
1000 Perguntas
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.