Margarida Espantada
de Rodrigo Guedes de Carvalho
Sobre o livro
Margarida Espantada é sobre família. Sobre irmãos. É sobre violência doméstica e doença mental. É um efeito dominó sobre a dor.
A literatura é um jogo do avesso. Os bons romances são sempre sobre amor, e os melhores são os que fingem que não são.
Não devemos recear livros duros. As histórias que mais nos prendem trazem uma catarse que nos carrega as mágoas, personagens que apresentam as suas semelhanças connosco.
Gosto da ficção que é número arriscado de circo, com fogo e espadas, que nos faz chegar muito perto da queimadura que não vamos realmente sentir. Mas reconhecemos.
(Rodrigo Guedes de Carvalho)
Comentários
-
Rodrigo Guedes de Carvalho
Margarida Espantada. A sensibilidade sempre à flor da pele. Ressalta sempre. Para quando o próximo ?
-
Surpreendente
Envolvente, espiritual, íntimo e suspense, uma montanha russa de aventuras num único livro, que se torna surpreendente em cada capítulo.
-
Finalmente um audiolivro em português narrado pelo próprio Autor!
Este foi o meu primeiro romance de Rodrigo Guedes de Carvalho. E o meu primeiro audiolivro. E que bom que foi!! É uma história que vai crescendo, em que o autor nos mostra devagarinho as personagens mas que pouco a pouco vai se enraizando cada vez mais dentro de nós. Aborda uma família respeitada aos olhos da sociedade, mas que no interior do lar impera a violência doméstica, as relações abusivas, o alcoolismo e as doenças mentais. O fim é surpreendente e leva-nos a refletir sobre como os abusos podem destruir uma família. E que tudo se desmorona como um castelo de cartas. Como audiolivro foi fabuloso, ouvir da voz do autor aquilo que sente. Todos os sentimentos das palavras estão refletidos na voz. Na voz do próprio autor.
-
4*
Livro bastante interessante, adorei, mais uma excelente obra de Rodrigo Guedes de Carvalho.
- ver menos comentários ver mais comentários
Sou fã incondicional da escrita de Rodrigo Guedes de Carvalho e, por isso mesmo, não me surpreendeu que, mais uma vez, o autor tenha escrito um belíssimo livro sobre temas duros. Como aliás, já é característica sua. A ler com caução porque as suas palavras marcam-nos sempre.
A história roda em volta de uma família e os seus elementos. Fala sobre dor, violência domestica, doença mental e como esses temas nunca afectam só uma pessoa. Uma história que me prendeu de início, com um final que nos faz ter dúvidas, reler, pensar.
Este livro conta-nos a história de uma família, no seu todo, e a história de cada um dos irmãos que a constituem. Aborda temas fortes e atuais, como a violência doméstica e a saúde mental, mas sempre de forma muito fluída, captando a atenção do leitor. E o final da história é... surpreendente! Foi o primeiro livro que li deste autor e fiquei agradavelmente surpreendida com a sua escrita.