Sobre o livro
Até nós chegada sobretudo através de três grandes antologias (cancioneiros da Ajuda, Biblioteca Nacional e Vaticano), a lírica galego-portuguesa é um corpus de mais de mil e seiscentos textos. Trata-se de uma produção de cortes (senhoriais ou régias), musicada, excepcionalmente coesa, e pelos próprios distribuída em géneros razoavelmente definidos. É cronologicamente delimitável entre fins do século XII e meados do século XIV. Tem ascendências debatíveis, mas dela, em rigor, não se pode dizer que tenha deixado descendência.
A Lírica Galego-Portuguesa é, neste volume, representativamente antologiada e criticamente acompanhada. Nele têm lugar um número muito significativo de textos, de géneros, de autores e de cancioneiros, sendo estes dois últimos os elementos estruturadores da selecção.
A antologia é antecedida de um estudo que a situa no seu tempo e no nosso. Os textos são anotados e comentados, e para cada um dos autores, sempre que os haja, são fornecidos os elementos biográficos pertinentes.