Koba o Terrível

de Martin Amis 

Bertrand.pt - Koba o Terrível
Editor: Editorial Teorema
Edição: abril de 2003
9,90€
Esgotado ou não disponível

O pai, Kingsley, é uma questão que Martin, o filho, tem com ele mesmo. Talvez por isso Martin Amis, depois do autobiográfico "Experiência", e antes do romance "Yellow Gold", se tenha dedicado a ler "muitos metros de livros sobre a experiência soviética", sobre a qual aqui discorre. É que o seu pai (como muitos outros intelectuais seus contemporâneos) foi por largo tempo um estalinista convicto. E Martin Amis pergunta-se porque é que no Ocidente tantos intelectuais se deixaram seduzir pelo comunismo. A explicação que encontra é a seguinte: "Talvez haja uma desculpa racional para acreditar nos contos estalinistas. É que a verdadeira história - a verdade - era inteiramente inacreditável."

Koba foi uma das alcunhas de Iossif Vissarionovitch Djugashvili, filho único de uma família pobre, que, em nome do povo, chegaria ao poder de uma superpotência e o mundo conheceria como Estaline, o "homem de aço". A repressão, as prisões, as torturas, os assassinatos, os gulags, a solidão de um homem perturbado e perturbante, cuja acção devastadora talvez ainda não seja conhecida na totalidade.

"Koba, o Terrível", não é um livro de de um historiador, mas talvez por isso mesmo chega mais fundo a tentativa de percepção de um homem e de um tempo.

Críticas de imprensa
"Um livro inteligente e complexo, por um dos autores mais fascinantes da literatura ocidental."
in, Os Meus Livros, Outubro 2003

"Koba o Terrível é um livro muito inteligente, que explora, de maneira brilhante, um período e uma figura histórica (...) Mas 'Koba' tem algo que é único (...) é a forma como Amis articula a História com uma história dos intelectuais do ocidente, com histórias de família, com a sua própria história (...) e com a história de Estaline, a personagem que - sim, talvez seja 'um pouco humilhante' reconhecer isto - tem, em si mesma, uma dimensão trágica."
Tereza Coelho
in, Público, 20 de Setembro de 2003

«Indigno, colérico, pessoal e estranhamente tocante… Koba, o TERRÍVEL é um murro no estômago, artisticamente desferido.»
New York Times

Koba o Terrível
ISBN:
9789726955528
Ano de edição:
04-2003
Editor:
Editorial Teorema
Idioma:
Português
Dimensões:
164 x 226 x 21 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
316
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.