Inventar, Contar e Classificar

De Piaget aos debates

de Annie Chalon-Blanc 

Bertrand.pt - Inventar, Contar e Classificar
Editor: Instituto Piaget
Edição: maio de 2008
Portes
Grátis
10%
20,99€
Poupe 2,10€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Jean Piaget escrevia no prefácio do Génese do número na criança, em 1941: «a construção do número é correlativa do desenvolvimento e da própria lógica e ao nível pré lógico corresponde a um período pré numérico».

Nesta esteira, Annie Chalon Blanc redesenha a origem e a génese do número e das classes de acordo com Piaget e os seus colaboradores. A autora debate questões que dizem respeito às competências lógicas e numéricas sublinhando as críticas feitas às conclusões de Piaget e os trabalhos que se seguiram para aprofundar as investigações que se referem à génese das operações lógicas do número nas crianças pequenas.

A obra sublinha a preocupação epistemológica sempre presente nos trabalhos de Piaget e assinala uma das características do construtivismo «qualquer sujeito que aprende o número deve colocar as mesmos questões que o seu inventor para o compreender».

O leitor encontrará aqui uma excelente análise do método de investigação utilizado por Piaget e que ele próprio descrevia nestes termos: «A conversação com o sujeito é ao mesmo tempo muito mais segura e mais fecunda quando tem lugar na ocasião das experiências efectuadas por meio de um material adequado e quando a criança, em vez de reflectir na vida, age primeiro e apenas fala das suas acções.»

As contribuições pós piagetianas são abordadas no capítulo IV, onde se poderá encontrar interessantes elementos sobre a problemática do papel da linguagem nas aprendizagens numéricas.

Por fim, o leitor poderá aprofundar a sua leitura respondendo às questões que dizem respeito aos questionários para as crianças sobre a génese das classes. A leitura de correcções tipo contribui com precisões.

Esta obra, muito pedagógica, volta a dar, com cuidado, clareza e rigor, um lugar central às investigações de Piaget sublinhando os pontos fracos e as conclusões apressadas, e expõe o estado actual das investigações sobre o número e a categorização.

A leitura deste livro permitirá aos formadores e professores compreenderem melhor a génese das estruturas lógicas e a do conceito de número, recolocando as actuais investigações num largo contexto.

Da mesma coleção

Currículos e Aprendizagens no Ensino Básico e Secundário
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
40,00€
Instituto Piaget
Formar Professores Reflexivos
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
20,00€
Instituto Piaget
Inventar, Contar e Classificar
De Piaget aos debates
ISBN:
9789727719419
Ano de edição:
05-2008
Editor:
Instituto Piaget
Idioma:
Português
Dimensões:
160 x 234 x 19 mm
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.