Sobre o livro
O talento e o esforço são qualidades essenciais a qualquer aspirante a escritor. No entanto, é preciso também conhecer técnicas para criar personagens, gerar suspense, inventar espaços, retratar épocas, construir diálogos naturais... Destinado a jovens e a adultos, este manual transmite essas estratégias, com recurso a exemplos da literatura portuguesa e estrangeira. Constitui, portanto, um instrumento de trabalho fundamental tanto para alunos como para orientadores de oficinas de Escrita Criativa.
Neste livro, o meu principal objectivo foi registar técnicas e exercícios básicos para que um aprendiz de escritor, talentoso e com força de vontade, os possa experimentar, sozinho ou no contexto de uma oficina de Escrita Criativa. Para além disso, desejei apresentar material pedagógico útil a quem pretender leccionar com seriedade um curso, nesta área. (...)
[O Autor]
Para todos quantos gostam de escrever e pretendam aprender dicas para aprimorar o seu estilo esta é uma obra essencial.
"Introdução à Escrita Criativa", de João de Mancelos, é o melhor guia em língua portuguesa para quem deseja ser escritor. Está cheio de técnicas, dicas, exemplos e exercícios que realmente funcionam para desenvolver o talento. Uma leitura bem-humorada e agradável, que dá vontade de pegar na caneta e no papel, para escrever contos e romances. Recomendo também, do mesmo autor, os livros "As fadas não usam batom" e "O que sentes quando a chuva cai?".