Bertrand.pt - Internacionalização e Globalização de Empresas

Internacionalização e Globalização de Empresas

de José Moleiro Martins 

Editor: Edições Sílabo
Edição ou reimpressão: setembro de 2011
Portes
Grátis
10%
10,80€
Poupe 1,08€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock - Envio 24H
portes grátis

As empresas portuguesas iniciaram o seu processo de internacionalização no início da década de 1990. O incentivo ao abandono das atividades do setor primário, a desindustrialização e o desligamento da universidade e dos centros de investigação da realidade empresarial (apesar do apoio financeiro recebido da União Europeia), perpetuados por sucessivos Governos até aos nossos dias, contribuiu para adiar a criação de vantagens competitivas no mercado internacional através do fomento da inovação e do empreendedorismo em setores estratégicos da economia portuguesa.
Desde a queda do "muro de Berlim" (ano de 1989) que a internacionalização das empresas portuguesas deixou de ser uma questão de opção, para se tornar num imperativo competitivo. O mercado é doméstico, mas a concorrência é global.
A internacionalização das organizações pode começar pela sua integração numa cadeia de valor transnacional, a qual pode assumir a forma de uma rede baseada em acordos inter-empresariais nos planos nacional e internacional. As empresas não são autossuficientes em recursos e serviços que necessitam. A internacionalização é um processo dinâmico mediante o recurso a vários modos operativos associados ao compromisso (crescente) das empresas com os respetivos mercados servidos. A capacidade para produzir produtos e serviços vendáveis no mercado internacional é uma forma de assegurar a competitividade e de ajustar o posicionamento estratégico das empresas face ao aumento da concorrência decorrente da globalização.
A incerteza inerente à globalização constitui uma oportunidade para as empresas "entrantes" (start ups e spin offs) no mercado onde a dimensão deixou de ser requisito competitivo, visto que a flexibilidade e adaptabilidade apoiadas no conhecimento (melhoria e criação de produtos de encontro às necessidades e às tendências do mercado) são uma fonte crucial de competitividade.

Internacionalização e Globalização de Empresas
ISBN: 9789726186373 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Edições Sílabo Idioma: Português Dimensões: 159 x 233 x 7 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 100 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Economia, Finanças e Contabilidade  >  Economia
Livros  >  Livros em Português  >  Gestão  >  Gestão e Organização

Sugestões

Gestão das Organizações
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
34,50€
Escolar Editora
Fundamentos de Gestão
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
19,90€
Editorial Presença
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.