Bertrand.pt - Inferno Atlântico - Demonologia e Colonização: Séculos XVI-XVIII

Inferno Atlântico - Demonologia e Colonização: Séculos XVI-XVIII

de Laura de Mello e Souza 

idioma: Português do Brasil, Português
Editor: Companhia das Letras
20,61€
Notifiquem-me quando disponível.

A chegada dos europeus à América no século XV representou muito mais do que o estabelecimento de relações econômicas e políticas entre os dois continentes. Em Inferno Atlântico, terceiro livro de Laura de Mello e Souza, a historiadora paulista faz uma análise instigante das transformações que os dois povos sofreram no plano religioso a partir do choque provocado pelo contato entre aquelas culturas, até então (e, em muitos aspectos, ainda hoje) tão distintas.
Sempre à procura de nossa especificidade cultural, Laura de Mello e Souza divide esta obra em duas partes. A primeira procura inserir o contraste das crenças religiosas no quadro do sistema colonial e das mudanças por que passava a Europa no século XVI. Buscando sempre focalizar as relações luso-brasileiras entre os séculos XVI e XVIII, a autora evidencia na segunda parte do livro a importância cotidiana das concepções demonológicas. No dia-a-dia, essa mistura de crenças aparentemente contraditórias nem sempre aparece de forma explícita, mas insinua-se, por exemplo, nas práticas curativas nada ortodoxas de um frade carmelita e nos versos do poeta Bernardo Guimarães.
Edição: português brasileiro

Inferno Atlântico - Demonologia e Colonização: Séculos XVI-XVIII
ISBN: 9788571643475 Editor: Companhia das Letras Idioma: Português do Brasil, Português Dimensões: 139 x 208 x 27 mm Páginas: 263 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  História  >  História do Brasil
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.