História da Caixa Geral de Depósitos 1910-1974
Política, Finanças e Economia na República e no Estado Novo
de Pedro Lains
Sobre o livro
Por altura da revolução republicana de 1910, a Caixa Geral de Depósitos era um dos vértices do sistema financeiro público português. Essa posição de relevo implicava um grande interesse por parte dos governos nacionais na condução dos destinos desta instituição pública. Essa atenção manteve-se ao longo dos períodos da Republica e do Estado Novo, analisados neste volume. Assim, a história da Caixa é também uma história das formas de actuar dos governos portugueses na área financeira. E trata-se de uma parte da história politica nacional com significado especial, dada a importância das questões financeiras na acção dos governos em Portugal, porventura maior do que acontece em países com instituições financeiras à data mais desenvolvidas e com problemas menos graves de financiamento da actividade governativa.
«A Caixa Geral de Depósitos afirmou-se como um agente crescentemente interveniente na vida financeira e económica do País. Sem um conhecimento detalhado e uma visão critica de tal intervenção, não será possível apreender completamente as transformações da Republica e do Estado Novo que este volume aborda com grande profundidade.»
Emilio Rui Vilar
«Pedro Lains dá-nos nesta obra um fresco rigoroso da história económica de Portugal através da vida da Caixa Geral de Depósitos entre o turbilhão da Republica e o autoritarismo do Estado Novo.»
António Costa Pinto
Comentários
Detalhes do produto
Detalhes do Produto
Livros > Livros em Português > Política > Política em Geral