Sobre o livro
Quando você olha para um copo metade cheio e metade vazio, há duas formas de encará-lo: pode achar que ele está quase vazio ou pode apreciar a parcela cheia. Normalmente, se pensarmos na gestão pública, nos políticos, nos gestores e no governo em geral, fica uma sensação ruim devido ao cenário político que acompanhamos durante o ano de 2006.
Porém, há uma outra realidade que testemunhamos e vivenciamos no nosso dia-a-dia. Viajando por todo Brasil, trabalhando ao lado de gestores da área de TI em governo, conduzimos projetos de elaboração de estratégias que melhorem processos, reduzindo custos para o Estado, para os cidadãos e para as empresas. Os resultados mostram o quanto todos estamos ganhando pela ação de um governo que governa bem.
"Divulgar as melhores práticas da gestão pública é uma excelente iniciativa, e tem nosso total apoio, pois é fundamental que a sociedade, os diversos segmentos e esferas de governo possam conhecer, avaliar e reconhecer o esforço dos responsáveis por estas práticas inovadoras que estão mudando a face da administração pública no Brasil.
Posso assegurar que essas mudanças, essas transformações no setor público são perfeitamente possíveis de serem realizadas, porque inúmeros são os bons gestores públicos que navegam contra o vento e a maré para construir um estado eficiente, remodelado, eficaz e transparente. E ainda contamos com personalidades como a Profa.
Florencia Ferrer para nos ajudar nesta luta, na qual procuramos seguir os ensinamentos deixados por Mário Covas: ‘Não me venham falar em adversidade. A vida me ensinou que, diante dela, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer.’"
Roberto Meizi Agune