Geringonça e outras formas de falar na Política
de Francisca Gonçalves Amorim
Grátis
Sobre o livro
No livro Geringonça e outras formas de falar na política procura-se refletir sobre o fenómeno do sound bite à luz da Retórica Política. Com o intuito de conhecer e perceber melhor esta forma de comunicar, visível no discurso da política e do jornalismo, tomou-se a campanha para as eleições legislativas de 2015 em Portugal como caso de estudo. Realizou-se um levantamento e uma análise retórica dos sound bites dos principais líderes dos partidos candidatos às eleições, para isso recorrendo às notícias da época de campanha eleitoral de alguns jornais nacionais.
O livro encontra-se organizado em três capítulos, que correspondem ao tratamento dos três meios de persuasão de Aristóteles - o ethos, o pathos e o logos -, ao longo dos quais se procura analisar os sound bites recolhidos, de modo a verificar a sua circulação mediática e a avaliar as suas características estratégicas/argumentativas.
A retórica do sound bite, tão mal vista no nosso tempo, não deve ser negligenciada. Ela é apenas menos visível. Porque anti-retórica, isto é, contrária à ideia-feita que temos da retórica. Afinal, a melhor retórica é sempre aquela que não parece retórica. E, por isso, os indivíduos devem estar atentos à manipulação do que não parece manipulá-los. Este livro procura, neste sentido, levar o leitor a refletir sobre o funcionamento e a eficácia dos sound bites no atual contexto comunicativo e político do país e, no limite, contribuir para um maior esclarecimento e consciência das estratégias retóricas a que está sujeito.