Funcionalidade e Incapacidade
Conceptualização, estrutura e aplicabilidade da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF)
de Ana Paula Fontes
Sobre o livro
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), operacionaliza o primeiro modelo universalmente aceite, cuja classificação de funcionalidade, incapacidade e saúde, marca um passo importante no desenvolvimento de instrumentos de medida, mas sobretudo no entendimento e compreensão destes conceitos.
Neste modelo abrangente, o status funcional apoia-se em múltiplos determinantes e interacções, com efeitos a vários níveis e envolvendo diferentes dimensões, de onde se destaca a importância dos factores contextuais.
Os Core Sets (listagens específicas e mais curtas da CIF) são um marco importante no desenvolvimento de uma ferramenta imprescindível para o processo de avaliação e consequentemente das intervenções, mantendo uma abordagem biopsicossocial e facilitando a operacionalisação da classificação.
Neste livro, organizaram-se os aspectos essenciais ligados à conceptualização da classificação, bem como dos seus descritores de aplicabilidade, com enfoque na utilização dos Core Sets na área da reabilitação.