Bertrand.pt - Fernando Pessoa - O Fado e a Alma Portuguesa

Fernando Pessoa - O Fado e a Alma Portuguesa

 

idioma: Português, Inglês
Editor: SevenMuses
16,60€
Notifiquem-me quando disponível.

A poesia de Pessoa cantada pelas maiores vozes do fado!

Em 2013 passam 125 anos sobre o nascimento de Fernando Pessoa. Para celebrar essa data a Warner Music Portugal e a SevenMuses MusicBooks com o apoio da Casa Fernando Pessoa e Museu do Fado editam no próximo dia 25 de Novembro uma colectânea que sob o título "Fernando Pessoa - O Fado e a Alma Portuguesa" reúne um conjunto de poemas de Pessoa que ao longo dos anos foram gravados na voz de vários fadistas e alguns inéditos. O alinhamento do disco incluirá um total de 20 temas interpretados pelas gerações que se afirmaram no fado a partir da década de 1990.

Inicialmente a escolha incidiu sobre temas já editados e conhecidos do grande público de artistas como Camané, Mariza ou Ana Moura. Porém, atendendo à dimensão da obra, os editores decidiram fazer mais do que uma simples recolha de repertório existente, e lançaram o desafio a vários artistas com reconhecido mérito destas novas gerações a gravarem novos temas exclusivos, desafio este que foi aceite com elevado entusiasmo. Os artistas que integram temas inéditos nesta obra são: Ana Laíns, Débora Rodrigues, Mafalda Arnauth, Ana Sofia Varela, Carminho e Ricardo Ribeiro, os três últimos com composição e produção de Diogo Clemente.

"Fernando Pessoa - O Fado e a Alma Portuguesa será editado numa versão em jewel box e numa versão deluxe de CD+ livro com 96 páginas em português e inglês com textos que contextualizam a poesia de Fernando Pessoa, os poemas cantados nas versões originais ou adaptadas com traduções para inglês assinadas por Richard Zenith (vencedor do prémio Pessoa 2012) e Alexis Levitin (vencedor do National Endowment for the Arts Translation Fellowship e do Fulbright Senior Lecturer Award), e, ainda, informação detalhada sobre cada um dos temas incluídos no alinhamento.

Curiosamente Amália Rodrigues afirmou numa entrevista concedida à Rádio Renascença em 1989 que a poesia de Fernando Pessoa era mais para ser lida e reflectida do que para ser cantada. Apesar de Amália nunca ter cantado Fernando Pessoa, a sua poesia acabaria por chegar ao fado no início dos anos de 1970 com Teresa Tarouca e na década seguinte com composições e interpretações de João Braga. Até aos anos 90, mas apenas de forma esporádica, outros fadistas interpretaram poemas de Pessoa como Carlos do Carmo, Frei Hermano da Câmara e Maria da Fé. Só a partir dos 1990, com as gerações de fadistas que emergiram nessa década, é que de uma forma regular se tem interpretado no fado a poesia homónima e heterónima do poeta.

Camané é o fadista que mais tem cantado Pessoa no fado - quase todos os seus trabalhos têm incluído poemas do autor - mas bastantes outros fadistas como Mísia, Paulo Bragança, Mariza, Cristina Branco, Ana Moura ou António Zambujo têm igualmente incluído poemas de Pessoa no seu repertório.

O poema que dá mote a esta obra "O fado e a Alma Portuguesa" surge num depoimento do poeta sobre o fado publicado na Notícias Ilustrado, revista semanal então dirigida pelo cineasta Leitão de Barros, editada como suplemento do jornal Diário de Notícias em 14 de abril de 1929. Deste poema talvez tenha despontado uma das mais brilhantes definições que ajudam a desvendar o mistério do fado "O fado, porém, não é alegre nem triste. É um episódio de intervalo. Formou-o a alma portuguesa quando não existia e desejava tudo sem ter força para o desejar."

Alinhamento:

Mariza- Há Uma Música do Povo
Carminho- Houve Um Ritmo No Meu Sono (inédito)
Camané - Quadras
Ricardo Ribeiro - Olha-me Rindo Uma Criança (inédito)
Débora Rodrigues - A Tua Voz Fala Amorosa (inédito)
Rodrigo Costa Félix - Prece
Mafalda Arnauth -Cai chuva do céu cinzento (inédito)
Mísia -Dança de Mágoas
Pedro Moutinho - Contemplo O Que Não Vejo
Ana Laíns - Não Sei Quantas Almas Tenho (inédito)
Ana Sofia Varela - Montes e a Paz Que Há Neles (inédito)
Patrícia Rodrigues - Cantigas de Portugueses
Kátia Guerreiro - Avé Maria
Joana Amendoeira - Sopra o vento
Helder Moutinho - Mar Português
Cristina Branco -Mágoa
António Zambujo -Ó Sino Da Minha Aldeia
Paulo Bragança - Na Ribeira Deste Rio
Maria Ana Bobone - Leve, Breve, Suave
Ana Moura feat. Patxi Andión - Vaga, No Azul Amplo Solta

Fernando Pessoa - O Fado e a Alma Portuguesa
ISBN: 9789899712744 Editor: SevenMuses Idioma: Português, Inglês Dimensões: 141 x 201 x 9 mm Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Arte  >  Música
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.