Sobre o livro
História e testemunhos sobre uma revista única.
«A Brotéria constitui um caso raro entre nós - o de uma publicação de carácter cultural que perdura há cem anos. Só essa longevidade merece ser sublinhada e saudada. Acontece, porém, que a essa longevidade junta-se uma qualidade ímpar e constante, que a tornou numa referência e num marco.»
Jorge Sampaio
«A Brotéria marcou o ritmo de uma leitura dos acontecimentos e de uma interpretação da história, conduzidos pelo pensamento cristão. Foi reflexão filosófica, intuição ética, proposta estética, análise literária, não fugindo à interpelação política. Foi espaço de criatividade e de liberdade, evidenciando a importância e a nobreza do pensamento na construção da cidade.»
D. José Policarpo
Posso testemunhar quanto a Brotéria tem representado para a cultura portuguesa: uma janela aberta para as mais diversas disciplinas científicas e filosóficas, uma constante exigência de reflexão, uma âncora de serenidade crítica em diálogo com o pensamento contemporâneo.
Jorge Miranda
«Porque traduz e fomenta um diálogo dos saberes, a Brotéria desempenhou, desempenha e espero que continue a desempenhar um papel de referência no nosso contexto cultural, em que a actualidade, sendo interrogada, não se esvai pelos meros interstícios da fugacidade.»
José Barata-Moura
Que uma revista pode tornar-se um arquivo imprescindível da memória cultural do período histórico em que se faz, prova-o, entre nós, a Brotéria.