Evaluation des Competences et Apprentissages Experientiels / Avaliação de competências e Aprendizagens Experienciais
Savoirs, modèles et méthodes / Saberes, modelos e métodos
de Pedro Rodrigues, Pierre Valois, Maria Palmira Alves e Gérard Figari
Sobre o livro
Os textos aqui reunidos foram elaborados a partir da sua apresentação no colóquio ADMÉE Europa que teve lugar em Lisboa, em 2004. A sua orientação era a de progredir na construção de um corpo de conhecimentos e de utensílios sobre a avaliação das "aprendizagens não formais informais", partindo da constatação que as práticas e os dispositivos em questão são numerosos e variados, embora ainda muito inexplorados. Para tal, procedeu-se, primeiramente, ao estudo de um certo número de situações ilustrativas dos diferentes sistemas de validação existentes nos países representados (Bélgica, Brasil, Canadá, França, Grã Bretanha, Luxemburgo, Portugal, Roménia, Suiça), a partir do qual foram introduzidas as problemáticas de investigação, assim como o ensaio de metodologias. A presente obra tem por objectivo dar conta de um certo número de trabalhos propostos em resposta a esta orientação.