Grátis
Sobre o livro
O livro apresenta as bases de dimensionamento de estruturas de betão pré-esforçado de acordo com o Eurocódigo 2 e pretende abranger todas as fases essenciais do dimensionamento de estruturas pré-esforçadas, da sua conceção até ao dimensionamento.
Nos últimos anos, a regulamentação de estruturas foi uniformizada na Europa com a introdução dos Eurocódigos Estruturais. O Eurocódigo 2, que se refere às estruturas de betão armado e pré-esforçado tem vindo a ser progressivamente mais utilizado na prática corrente de projeto. O livro começa por apresentar as propriedades dos materiais, betão e aço de pré-esforço, e a sua interação, designadamente a aderência e a amarração de armaduras. Seguidamente, aborda os efeitos do pré-esforço, em secção fendilhada e não fendilhada, e a evolução da força de pré-esforço devido às perdas instantâneas e diferidas. Os estados limites de utilização são abordados em termos da limitação das tensões, da deformação e da fendilhação, apresentando-se o dimensionamento do pré-esforço considerando estes estados limites. Por fim, são apresentadas as regras de verificação aos estados limites últimos aos esforços normais e de flexão, esforço transverso e zonas de amarração dos cabos.
O livro Estruturas de Betão - Pré-esforço é fundamental para todos os que pretendem aprender a dimensionar estruturas de betão pré-esforçadas e um elemento de consulta importante para todos os projetistas.
ÍNDICE
1 Introdução
1.1 Efeitos do pré-esforço
1.2 Tipos de pré-esforço
2 Materiais
2.1 Betão
2.2 Armaduras de pré-esforço
2.3 Dispositivos de pré-esforço
3 Cálculo dos efeitos do pré-esforço
3.1 Efeito do pré-esforço
3.2 Efeitos do pré-esforço em serviço
3.3 Força de pré-esforço
3.4 Cargas equivalentes
3.5 Traçado dos cabos
4 Estados limites de utilização (SLS)
4.1 Limitação das tensões
4.2 Limitação da fendilhação
4.3 Limitação da deformação
4.4 Dimensionamento do pré-esforço considerando os estados limites de utilização
5 Estados limites últimos (ULS)
5.1 Esforços normais e de flexão
5.2 Esforço transverso
5.3 Instabilidade lateral de vigas esbeltas
5.4 Zonas de amarração em pós-tensão
Normativas
Anexo A Equações de parábolas
Anexo B Equações adimensionais para vigas retangulares e em T
Anexo C Dimensionamento de uma viga pré-esforçada