Bertrand.pt - Estratégia: passo-a-passo

Estratégia: passo-a-passo

de Francisco Lopes dos Santos 

Editor: Edições Centro Atlântico
Edição ou reimpressão: abril de 2004
Formatos Disponíveis:
22,20€
Esgotado ou não disponível.

ESTRATÉGIA: passo-a-passo não é apenas um livro sobre Estratégia das organizações, mas também um manual prático de como elaborar uma Estratégia.
Centrado no vigoroso conceito que compreende a elaboração de uma Estratégia como um processo prático, composto por actividades, que alguém tem de realizar, as quais possuem metas objectivas e reconhecíveis, este livro foi desenhado em torno de uma agenda - ou se se quiser de um road map - que é, só por si, um instrumento de gestão de grande utilidade para uso permanente dos gestores e decisores das organizações.
É, pois, um livro que se destina a estar sempre presente na secretária do seu leitor. Não apenas para ser lido, mas muito principalmente para ser consultado amiúde.
As actividades são compostas por tarefas. As tarefas podem ou não ser descentralizadas. Quem as executa deve conhecer-lhes o princípio, o meio e o fim. Por isso, numa organização, actividades e tarefas têm de estar claramente alinhadas e delimitadas.

ESTRATÉGIA: passo-a-passo pode ser um instrumento decisivo para esse alinhamento, permitindo que na elaboração de uma estratégia participe quem é essencial, fazendo aquilo para que é útil e entregando resultados e descobertas de valor para uma estratégia competitiva.
Este livro não se contém no processo. Também apresenta um extenso instrumental de modelos e ferramentas a serem utilizados em cada actividade, em particular, e no processo de elaboração estratégica, em geral.
Um processo dividido em 18 actividades, apresentadas em 3 partes, com 8 capítulos, subdivididos em 40 pontos de referência e ilustrados por 57 figuras e tabelas, concebidos num manual que visa facilitar uma via que possibilite a todas as organizações possuírem uma estratégia partilhada desde a sua elaboração, à sua realização e à sua revisão é, em suma, a melhor síntese descritiva do que se pode encontrar no interior desta obra.
Um livro para que a Estratégia Aconteça!


Índice

PARTE I: ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO E QUESTÕES CENTRAIS

CAPÍTULO I: A ELABORAÇÃO ESTRATÉGICA
    1.1 O Processo e o Planeamento em Estratégia
    1.2 O Valor Gerado pelo Processo de Elaboração Estratégica
    1.3 A Elaboração Estratégica como um Sistema
    1.4 Conteúdos do Sistema de Elaboração Estratégica
    1.5 A Metodologia de Reflexão Estratégica 1.6 Estratégia Planeada e Estratégia Realizada
    1.7 Avaliação do Planeamento Estratégico

CAPÍTULO II: UMA METODOLOGIA PARTILHADA DE PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
    2.1 Os Princípios da Metodologia
    2.2 Itinerário para Elaboração de um Plano Estratégico
PARTE II: A ANÁLISE ESTRATÉGICA E O PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

CAPÍTULO III: FUNDAMENTOS DA ANÁLISE ESTRATÉGICA. MOTIVAÇÃO E INTENÇÃO ESTRATÉGICA
    3.1 O Papel da Análise na Elaboração Estratégica
    3.2 Análise das Motivações

CAPÍTULO IV: ANÁLISE DAS CAPACIDADES ESTRATÉGICAS
    4.1 Análise das Capacidades da Organização
    4.2 Características da Cadeia de Valor e da Fileira do Negócio
    4.3 Nível de Organização das Actividades por Processos
    4.4 Desenvolvimento do Saber Organizacional
    4.5 Análise Económico-Financeira
    4.6 Painel Balanceado de Avaliação das Capacidades

CAPÍTULO V: ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES ESTRATÉGICAS
    5.1 Análise das Possibilidades para a Organização
    5.2 Análise do Contexto Global
    5.3 Análise do Contexto Competitivo
    5.4 Grupos Estratégicos e Sistemas Concorrenciais
    5.5 A Síntese das Oportunidades
    5.6 Conclusões
PARTE III: A ESCOLHA ESTRATÉGICA E O PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

CAPÍTULO VI: REQUISITOS DA ESCOLHA ESTRATÉGICA. OS PILARES CENTRAIS DA ARQUITECTURA
    6.1 Visão Estratégica
    6.2 Missão
    6.3 Vocação
    6.4 Metas Globais
    6.5 Objectivos
    6.6 Conclusões

CAPÍTULO VII: SISTEMATIZAÇÃO DAS ALTERNATIVAS ESTRATÉGICA
    7.1 Força Central do Negócio (FCN)
    7.2 Estratégias Genéricas
    7.3 Carteira de Negócios
    7.4 Mercados Pertinentes
    7.5 Desenvolvimento Organizacional
    7.6 Conclusões

CAPÍTULO VIII: AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
    8.1 Critérios para Avaliação das Alternativas Estratégicas
    8.2 Critérios de Adequação
    8.3 Análise do Valor Criado
    8.4 O Critério do Painel Balanceado
    8.5 Conclusões

Estratégia: passo-a-passo
ISBN: 9789728426972 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Edições Centro Atlântico Idioma: Português Dimensões: 166 x 239 x 30 mm Encadernação: Capa dura Páginas: 292 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Gestão  >  Gestão e Organização

Sugestões

Nudge
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,90€
Lua de Papel
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
19,80€
Gradiva
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.