Estoril 1917
de Luís Filipe Castro
Grátis
Sobre o livro
Março de 1916 é uma data histórica, mas 1917, além de ser uma data histórica, é também memorável.
Embora a Inglaterra, que mantinha desde há muito uma forte aliança com Portugal, tivesse movido influências para que o nosso país não participasse ativamente na Guerra, não conseguiu evitar que participássemos no primeiro conflito mundial ao lado dos Aliados.
O Partido Democrático, então no poder, desde cedo evidenciou interesse em tornar-se parte ativa no conflito bélico. Foram várias as razões que levaram o regime republicano a optar por uma tomada de posição ativa na guerra.
Em 1917, as primeiras tropas portuguesas, do Corpo Expedicionário Português, seguiam para a guerra na Europa, em direção à Flandres, e com elas partiu também Manuel de Magalhães, com o espírito a fervilhar de ideias revolucionárias.
A partida do filho pródigo, o abandono do amor da sua vida, os horrores de uma guerra que arrastou 200 mil homens, deste jardim à beira do Atlântico prostrado, e ceifou 10 mil vidas plenas de sonhos embrenhados em medos calados traça o cenário desta aventura de um jovem sentimental e inquieto.
As decisões incertas, as traições, as paixões intensas, as intrigas, o ambiente aristocrático português, o cenário de guerra que nos apresenta o primeiro conflito mundial transportam-nos para um período conturbado e fascinante da nossa História que nos inclui no Mundo.