Espelho das Nações
National Geografic - Uma Janela Sobre o Mundo
Sobre o livro
Um bom retrato fala por si. Pode mostrar dignidade ou um ar de confronto ou de ou de conspiração - seja qual for atitude que demonstra, olha-nos nos olhos numa declaração visual cujo poder é directo e imediato.
<...>
Cobrindo mais de um século de fotografia, Espelho das Nações está dividido em períodos que correspondem a mudanças no tipo de máquinas ou técnicas fotográficas, das câmaras-caixote dos primeiros tempos ao advento da fotografia a cor. O livro também nos envolve nas experiências dos fotógrafos e nos seus objectivos, deixando-nos entender como o seu trabalho não só reflecte como influência a nossa maneira de nos ver e ao mundo que nos rodeia.
Por fim, são estas fotografias . num total de 280, tiradas por alguns dos melhores fotógrafos - que nos levam por um conto de fadas página atrás de página. Como observa o fotógrafo Chris Johns no prefácio deste livro, «captar o espírito e a essência de outros seres humanos é um desafio incomensurável, mas quando acontece, e a fotografia resulta, a criação traz-nos alegria».