Entre a Utopia e o Apocalipse. Augusto Abelaira e o Fim da História

Augusto Abelaira e o Fim da História

de Carlos Manuel Alves Machado 

Bertrand.pt - Entre a Utopia e o Apocalipse.
Augusto Abelaira e o Fim da História
Editor: Angelus Novus
Edição: abril de 2004
16,70€
Esgotado ou não disponível

As personagens de Augusto Abelaira encetam um diálogo interminável, que se prolonga por sucessivos romances escritos durante cerca de quarenta anos, em torno da temática humanista da criação de um novo modelo de homem e de sociedade.

Esta obsessão ética é acompanhada de uma defesa inequívoca da estética, sub specie artes, como componente imprescindível dos modelos de Fim da História discutidos e desejados. Estes, por sua vez, correspondem grosso modo aos contornos das sucessivas e questionáveis narrativas utópicas gizadas ao longo dos séculos, até ao século XX, cujo devir histórico conduziu à vivência de terríveis pesadelos acordados.

Assim, desde o início, face ao esvaziamento de sentido destas grandes narrativas, as personagens de Abelaira caminham erraticamente na margem de um apocalipse manso e discreto, ditado pela nova (des)ordem global, pós-moderna e aparentemente inevitável, num eterno questionamento das figuras portuguesas da autoridade, de Salazar a Cavaco.

É esse o objecto deste livro, um dos muito poucos publicados até hoje sobre Augusto Abelaira.

Entre a Utopia e o Apocalipse. Augusto Abelaira e o Fim da História
Augusto Abelaira e o Fim da História
de Carlos Manuel Alves Machado 
ISBN:
9789728827069
Ano de edição:
04-2004
Editor:
Angelus Novus
Idioma:
Português
Dimensões:
158 x 239 x 13 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
186
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.