Educação, Sociedade e Culturas 36
de Helena C. Araújo
Grátis
Sobre o livro
Este é um novo número não temático da revista Educação, Sociedade & Culturas em torno de «Educação, Políticas, Alteridades» que procura ser um veículo de disseminação da produção científica, da pesquisa realizada em Portugal e em contextos de outros países, acentuando a crescente preocupação com um público situado em contextos diferenciados e crescentemente mais globalizado, cruzando contextos e processos através de dinâmicas que atravessam fronteiras. Neste sentido, apresenta textos produzidos por autores/as com origem no Canadá, Brasil, Holanda, Portugal sobre problemáticas diferentes, ainda que algumas tenham uma boa articulação entre si. O texto de Jean Clandinin, Sean Lessard e Vera Caine é uma contribuição inovadora na sua busca de compreender as experiências de maior distanciação face ao percurso escolar de jovens aborígenes no Canadá, através da «narrative inquiry», em que Jean Clandinin e a sua equipa são mundialmente conhecidas e reconhecidas por este enfoque. Há aqui certamente a procura da compreensão de alteridade destes jovens. Essa busca encontra-se certamente num conjunto de outras contribuições como a de João Filipe Marques e Mónica Gameiro sobre os livros infantis nos jardins de infância e as imagens de alteridade que proporcionam. Também Mozart Linhares da Silva, Carolina Assman e Carolina Siqueira focam as questões de educação multicultural no Brasil, através de legislação em torno de diretrizes curriculares. E Fernando José Martins aborda a questão do que denomina da «pedagogia da terra», em torno de um ensino superior guiado por perspectivas de emancipação para as «classes populares», assumindo como forma de política pública «afirmativa».