Educação Sociedade & Culturas 61
Participação democrática, políticas e práticas emergentes em educação | Democratic participation, politics, and emerging practices in education
Grátis
Sobre o livro
Este número, dedicado ao tema Participação Democrática, Políticas e Práticas Emergentes em Educação, dá a conhecer práticas educativas emergentes (Kukulska-Hulme et al., 2020) consonantes com políticas e princípios de participação democrática em contextos socioeducativos diversificados, da escola à universidade, passando pelo ativismo juvenil e abrangendo experiências da Alemanha, Brasil e Portugal.
Num momento de constantes mudanças, crises e tensões, o acentuar de contestações tem vindo a tornar mais evidentes as fragilidades do sistema democrático (Sant, 2019). As instituições educativas e seus públicos não são, claro, alheias nem imunes às consequências de tais fragilidades. Por tal, e em contracorrente ao acima referido, este número especial pretende contribuir com abordagens teóricas, empíricas e de discussão de exemplos práticos de como a educação pode ser elemento catalisador da ação coletiva e democrática.
Daí a importância de não deixar esmorecer o olhar atento, sistemático e reflexivo das ciências da educação aos desafios que a participação democrática coloca às instituições educativas, e de continuar a impulsionar a partilha e discussão, a pesquisa e a disseminação de novas formas de encarar esses desafios.