Eco e Narciso
Leituras de um mito
Sobre o livro
Depois de Hero e Leandro, a colecção Leituras de um Mito apresenta mais um volume, desta feita dedicado a Eco e Narciso. Nele reúnem-se traduções, na sua maioria inéditas, dos testemunhos literários gregos e latinos até agora conhecidos do mito, duas antologias representativas do esplendor de Eco e Narciso na literatura portuguesa desde o século XVI ao século XXI, um conjunto de textos do poeta e filólogo catalão Jordi Pàmias e uma expressiva bibliografia.
Etiologia do eco ou explicação poética da voz que se repercute infinda na derradeira fórmula ovidiana, «Vale», descoberta do autoconhecimento ou imagem janiforme presa à sua própria beleza, Eco e Narciso formam um par atípico na mitogenética clássica, cuja história trágica e sublime não deixa ninguém indiferente.
Eis, pois, uma obra que pretende contribuir para o conhecimento, o estudo ou a simples leitura de um mito fascinante que, entre o espelho e o diverso, tanto tem marcado a literatura, a cultura e várias outras formas de expressão do imaginário ocidental.