Debout Les Morts
Episódios da Grande Guerra na primeira pessoa
de Joaquim Chito Rodrigues, António Porteira e Jorge Martins
Sobre o livro
Numa análise mais detalhada concluímos que nos anos trinta, Jacques Péricard, que se encontrava a executar um plano para fazer a história da guerra, com base em depoimentos na primeira pessoa, solicitou à Liga dos Combatentes elementos sobre a participação portuguesa naquele conflito. A Direcção da Liga recolheu e preparou um conjunto significativo e diversificado de vivências, as quais compilou em português e francês.
Acontece que sobre a primeira página do arquivo que contém os textos em português pode ler-se: Jacques Péricard faleceu. E o trabalho desenvolvido com a finalidade referida, ali ficou retido e sem qualquer andamento. Da sua difícil leitura, com base em cartas manuscritas, relatando os acontecimentos, ou escritos dactilografados com máquinas do primeiro século, foi possível extrair com fidelidade, passagens impressionantes da verdade da guerra.
Debout les Morts! é uma síntese reveladora de um estado de alma permanente quer dos combatentes que com eles se bateram e sobreviveram, quer dos cidadãos conscientes dos valores, pelos quais aqueles deram a vida. Na Liga dos Combatentes, entre os seus membros o sentimento é o mesmo, digamos mesmo estatutário e tem reflexo na atitude, na cerimónia, no dia-a-dia.