D. Leonor de Lencastre

Grande Senhora do Renascimento

de Maria de Lourdes Amorim 

Bertrand.pt - D. Leonor de Lencastre
Editor: Ésquilo
Edição: maio de 2005
12,62€
Esgotado ou não disponível

Fundadora das Misericórdias, protectora das artes e das letras, mulher de visão, de caridade e de determinação, D. Leonor foi, segundo o seu biógrafo, Frei Jorge de São Paulo, «a mais Perfeita Raynha que nasceo no reyno de Portugal».

Para além de ter instituído e organizado a Misericórdia de Lisboa, a Rainha D. Leonor fundou, dotou e organizou o Hospital das Caldas da Rainha, o convento da Madre de Deus em Xabregas, o Convento da Anunciada de Lisboa, a Igreja de Nossa Senhora da Merceana, as Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha e sete merceeiras no Convento de S. Agostinho.

Do seu mecenatismo real beneficiou a cultura litúrgica religiosa, com edições tão esplêndidas como a da tradução da "Vita Christi", de L. Cartusiano. O teatro nascente de Gil Vicente foi por ela tão entusiasmante amparado como o génio artístico do ourives que lavou a incomparável custódia de Belém e tantos outros seus contemporâneos, pintores, escultores, arquitectos e músicos.

A esta culta Rainha deve a tipografia e a literatura nacionais o mais alto e salutar dos impulsos, que preparou o ambiente intelectual do período das Descobertas. No ano em que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebra o V centenário da sua fundação, por D. Leonor, tem para nós um especial significado associarmo-nos à edição desta obra em sua homenagem.

D. Leonor de Lencastre
Grande Senhora do Renascimento
ISBN:
9789729776038
Ano de edição:
05-2005
Editor:
Ésquilo
Idioma:
Português
Páginas:
168
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.