Bertrand.pt - Criação de Conhecimento na Empresa

Criação de Conhecimento na Empresa

Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação

de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi 

idioma: Português do Brasil, Português
Editor: Editora Campus
Edição ou reimpressão: janeiro de 1997
34,98€
Esgotado ou não disponível.

Os autores, dois especialistas japoneses na área de administração, são os primeiros que associam o desempenho das empresas do seu país à capacidade de gerar novos conhecimentos e usá-los no desenvolvimento de produtos e tecnologias cujo êxito é manifesto. Segundo eles existem dois tipos de conhecimento: o explícito contido nos manuais e nas normas de praxe, e o tácito, que só se obtém pela experiência, e que só se comunica indirectamente por metáforas e analogias. Os gerentes norte-americanos focalizam o conhecimento explícito; enquanto os japoneses o tácito. E este, sustentam os autores, constitui o segredo do seu êxito - os japoneses aprenderam a converter o conhecimento tácito em explícito.
Para explicar como se faz isso, os autores vão da filosofia grega ai zen-budismo, dos economistas clássicos aos modernos gurus da administração, ilustrando a teoria da criação do conhecimento a nível organizacional com estudos de casos extraídos de empresas como a Honda, Canon, Matsushita, NEC, Nissam, 3M e GE.
A criação do conhecimento será a chave para assegurar, no futuro, a vantagem na conquista de mercados.

Conteúdo:
-O sucesso das empresas japonesas deve-se à sua capacidade e especialização na "criação do conhecimento organizacional", difundindo-o na organização como um todo e incorporando-o a produtos, serviços e sistemas. -Como as empresas japonesas usam a criação do conhecimento para transformar crises económicas em oportunidades competitivas.
-O desenvolvimento de um modelo universal sobre como uma empresa deveria ser administrada, com base nas práticas gerenciais encontradas no Japão e no Ocidente. A estrutura organizacional mais propícia à criação do conhecimento.
-Um estudo comparativo da questão do conhecimento nas tradições filosóficas do Oriente e do Ocidente.
-Um novo modelo gerencial, em que os gerentes de nível médio têm o papel central, gerenciando o processo de criação do conhecimento, tomando a iniciativa de envolver tanto os gerentes em cargos altos quanto os funcionários da linha.

Criação de Conhecimento na Empresa
Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação
ISBN: 9788535201772 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Editora Campus Idioma: Português do Brasil, Português Dimensões: 160 x 230 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 358 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Gestão  >  Gestão e Organização

Sugestões

Globalização e Gestão das Diferenças Culturais
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
12,80€
Edições Sílabo
Estatística para a Qualidade
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Edições Sílabo
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.