Controladoria Hospitalar
de José Francisco Ribeiro Filho
Sobre o livro
O desafio da gestão hospitalar num cenário económico de recursos escassos sugere a necessidade de uma verdadeira revolução na maneira de gerir um hospital. Para enfrentar situações adversas, como gastos crescentes com os procedimentos hospitalares, renda insuficiente dos usuários dos serviços hospitalares, discussões frequentes entre as operadoras de planos e seguros de saúde, o governo e os usuários, o foco da tomada de decisão deverá ser não apenas de custos, mas também, e principalmente, de resultado.
Com esta visão, a abordagem de custos cumpre o seu verdadeiro papel, que é subsidiar a produção de indicadores de desempenho úteis para orientar o processo decisório nas entidades hospitalares. É o que demonstra este livro, que tem uma proposta inovadora porque trata de um modelo gerencial voltado para a eficácia de hospitais públicos. A sua abordagem contempla a unidade de controladoria hospitalar como produtora de informações de resultado das áreas e negócios internos, com uma perspectiva de uma rede interna de prestação de serviços.
O modelo gerencial ambientado na controladoria hospitalar, como destacado nesta obra, vai estimular as equipes multidisciplinares dos sectores de um hospital (interface entre as áreas de saúde e apoio administrativo, financeiro e contábil) e buscarem a eficiência, eficácia e qualidade dos procedimentos, sem interferir nas decisões técnicas do corpo clínico.