Contextos de Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo
de Roberval Teixeira e Silva
Grátis
Sobre o livro
Este livro tem a sua semente inicial no III SIMELP, ocorrido na Universidade de Macau em 2011, e vem sendo gerado desde então. O evento foi constituído em torno da ideia da pluralidade socio-cultural/linguística que a língua portuguesa tem assumido. A concepção do volume é a de trazer contribuições de diferentes profissionais que atuam em áreas multi/transdisciplinares de estudo do português para pensar o vigor dessa língua no mundo contemporâneo que, cada vez mais, se reconfigura, deslocando os seus eixos sociopolíticos para outros espaços como a Ásia e países emergentes como os do BRICS.
Nesse contexto, a língua portuguesa também se reconfigura e reconfigura o mundo. Partilhamos, assim, esta publicação, construída ao longo de uma década, com o intuito de visibilizar a contribuição de estudiosos dos quatro cantos do mundo que atualizam a contemporaneidade de temáticas, abordagens, metodologias, aportes teóricos, objetos, contextos, sujeitos e comunidades em constantes processos de mudança.
Em tempos em que a língua portuguesa ganha cada vez mais espaço no mundo, precisam de ser desenvolvidas reflexões i) sobre como é posicionada em diferentes ambientes sociolinguísticos e ii) sobre como se posicionam os sujeitos que se constroem nela. Esta publicação se propõe a considerar estes aspectos que constituem diferentes e novos contextos de língua portuguesa no mundo em perspectivas teóricas e analíticas.
O tema confluente - novas gerações de falantes de português no mundo - adotou a perspectiva de que a língua portuguesa deve ser compreendida na sua pluralidade como uma matriz catalisadora crucial na constituição política, social, cultural e identitária de muitos sujeitos que a aprendem e estudam como língua primeira, segunda, estrangeira, de herança, de acolhimento...