Comunicação Financeira
Transparência nos Sites das empresas cotadas
de José de Lemos Quintela
Sobre o livro
Comunicação não é disponibilização de informação.
As novas tecnologias vieram revolucionar a vida das organizações e a forma como estas se relacionam com os seus públicos. Mais do que numa era de informação vivemos hoje numa era de comunicação caracterizada por um mundo cada vez mais interactivo, assumindo -se os sitios da Internet cada vez mais como a porta de entrada para a grande maioria das empresas.
Comunicar é um processo interactivo que envolve partilhar - sobretudo com uma fácil compreensão da informação disponibilizada -, pelo que organizar e disponibilizar a informação de acordo com as características do meio utilizado é factor determinante para uma comunicação eficaz.
Partindo de conceitos fundamentais de comunicação nas organizações, esta obra, que é um barómetro sobre o estado da arte em termos de prestação de informação ao investidor, debruça-se sobre a comunicação financeira, explicando o seu funcionamento e identificando os seus principais actores. Centra-se também nas Relações Públicas Institucionais/Marketing Financeiro, para desenvolver os conceitos de transparência, confiança e reputação. Apresenta um estudo de caso «A informação para o investidor nos sites das empresas cotadas que integram o índice PSI20».