Competitividade e Negócios Eletrônicos
Experiências de empresas brasileiras
de Eduardo Vasconcellos, Milton de Abreu Campanario, Sergio Nunes Muritiba, Jorge Stelmach, Lauro Noboru Hassegawa, Marcello Muniz da Silva, Sílvia Novaes Zilber e Lúcia de Fátima Martins Guilhoto
Grátis
Sobre o livro
Este livro versa sobre o mundo da tecnologia da informação, para demonstrar como os negócios eletrónicos se tornaram uma ferramenta essencial para a competitividade, ou seja, um instrumento adicional para agregar valor ao negócio. Os textos oferecem um efeito variado de exemplos de técnicas de gerenciamento aplicadas aos negócios eletrónicos.
Um grupo heterogéneo de organizações e temas de análise foi seleccionado. O caso da Ford do Brasil foi utilizado para estudar o fenómeno da adopção do e-business pelas montadoras. O estudo focalizou a selecção do melhor arranjo organizacional para a unidade coordenadora dos negócios eletrónicos.
A estrutura organizacional como diferencial competitivo em negócios eletrónicos foi estudada numa empresa familiar, nacional, do ramo de serviços: a Investware Tecnologia e Marketing, voltada para sistemas de relacionamento com clientes. Pesquisa semelhante foi realizada na subsidiária Telefonica.
O caso da Microsiga focaliza o papel de parcerias estratégicas na realização de negócios eletrónicos. O estudo da EverSystems mostra como uma empresa da área de negócios eletrónicos pode realizar um plano estratégico de tecnologia que possibilite tratar o componente tecnológico como factor impulsionador da competitividade.
Cada vez mais, órgãos governamentais têm buscado nos negócios eletrónicos uma estratégia para aumentar a sua eficácia. A Bolsa Eletrónica de Compras do Estado de São Paulo foi estudada e a sua efectividade analisada. Os focos do estudo formam o arranjo institucional, a forma de operação e a estrutura de suporte.