Cinema e Arquitectura

 

Bertrand.pt - Cinema e Arquitectura
Editor: Cinemateca Portuguesa
Edição: abril de 1999
35,25€
Esgotado ou não disponível

O cinema e a arquitectura desde sempre se entrecruzaram e a relação entre os dois pode ser observada da várias formas. No cinema construem-se cenários, que poderão ser cidades inteiras, semelhantes àquelas em que vivemos, projectam-se cidades futuras ou recriam-se antigas, utiliza-se a arquitectura das cidades ou dos espaços já existentes como cenário para as histórias. Mas no cinema a arquitectura nem sempre é apenas o cenário; torna-se muitas vezes protagonista.

Numa iniciativa recente da Cinemateca Portuguesa e da licenciatura em Arquitectura do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa teve lugar um ciclo de Cinema e Arquitectura, com a edição de um notável catálogo, coordenado por António Rodrigues e com grafismo de João Botelho, em que colaboraram vários críticos de cinema e arquitectos.

«Pode construir-se uma história da arquitectura através da sua representação no cinema. Desde as vanguardas construtivistas, profundamente marcadas pelas novas técnicas cinematográficas, à arquitectura expressionista alemã dos anos 30 prenunciada nos cenários do GABINETE DO DR. CALIGARI, à cidade industrial desumanizada na visão sombria de METROPOLIS, ao desencanto com os resultados do movimento moderno dos anos 50 e 60, criticado nostalgicamente no MEU TIO, ou mais acidamente em PLAYTIME, ou a arquitectura eclética dos anos 90 de que BLADE RUNNER constituiu um manifesto premonitório. Se, por um lado, os espaços do cinema se baseiam na arquitectura, e constituem um reflexo de desenvolvimentos contemporâneos, inversamente, o cinema dá-nos as suas próprias leituras e propostas inovadoras de espaços, que podem constituir importante material de reflexão para os arquitectos.» Manuel C. Teixeira, na Introdução.

O catálogo, como o ciclo, foi organizado por temas ( "Cidades Luz"; "Reciprocidades", "Cenários. Edifícios", "A Imagem da Cidade", "Personagens") e sub-temas (dentro daqueles; nomeiam-se alguns: "O Cinema, as Artes e a Arquitectura", por Mallet Stevens; "Antes e depois de METROPOLIS: o Cinema e a Arquitectura em Busca da Cidade Moderna", por Dietrich Neuman; " "A Arquitectura nos Filmes de Jacques Tati", por Françis Penz, uma obra fundamental para pensar o espaço da cidade moderna, da habitação moderna, etc.; "O Olhar Sobre a CIdade", por Gianni Canova; "A Cidade Europeia e a Cidade Americana", por Leonardo Previ; "New York", por Fernand Léger; "Regresso a Berlim", por Lotte Eisner; etc., etc.. Os artigos são acompanhado de iconografia variada.

Cinema e Arquitectura
ISBN:
9789726191759
Ano de edição:
04-1999
Editor:
Cinemateca Portuguesa
Idioma:
Português
Dimensões:
260 x 280 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
250
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.