Cidade Participada: Arquitectura e Democracia - Antas, Pedro Ramalho
Operações SAAL
de Ana Alves Costa e Sergio Fernández
Grátis
Sobre o livro
Terceiro volume das Operações SAAL, o grande projecto de habitação democrática em Portugal, agora sobre o bairro das Antas.
Depois dos volumes dedicados a Oeiras e S. Victor, a colecção Cidade Participada: Arquitectura e Democracia continua a registar de forma inédita os processos, as populações envolvidas e as consequências desta experiência urbanística e social única no país, que nasceu com o 25 de Abril de 1974.
«Foi um período revolucionário apaixonante, vivido não só pelas brigadas, mas também pela comunidade. Daí que tenha havido uma total comunhão, uma convergência de interesses, o que levou a um diálogo muito fácil. No Bairro das Antas, não tivemos um conflito. A participação das brigadas excedia a prestação profissional da arquitectura, envolvia uma série de carências dessas populações, creches, equipamentos de lazer, coisas que nessa altura não existiam nessas comunidades fechadas à cidade. E foram tomadas muitas iniciativas que as brigadas apoiaram. Estávamos a sair de longos anos de repressão e obscurantismo e havia uma enorme sensação de liberdade, e fundamentalmente uma esperança muito grande de transformação da sociedade. Nas brigadas, não estávamos apenas a prestar um serviço, mas a viver com essas comunidades um momento único de libertação. Foi para mim inesquecível.»
Pedro Ramalho