Capital Intelectual e Gestão Estratégica de Recursos Humanos
(2ª Edição)
de António Eduardo Martins e Albino Lopes
Sobre o livro
A revolução tecnológica, obtida pela conjugação da informática e das telecomunicações e, nomeadamente, pelo desenvolvimento da Internet, transformou a actividade produtiva, colocando a informação no lugar anteriormente ocupado pela energia, enquanto factor principal da produção.
O capital intelectual é entendido como uma interacção de indivíduos, com os seus talentos específicos, no seio de grupos dotados de espírito de equipa e comunidades de prática, com motivação para a aprendizagem conjunta, seguindo protocolos certificados e focalizados em garantir a qualidade do serviço prestado.
A importância da investigação neste novo conceito de capital intelectual revela-se verdadeiramente apaixonante, pois trata-se de partir à descoberta de uma nova fronteira, de um recurso infinito - o conhecimento -, determinante para o crescimento da economia e, por isso, do futuro do próprio Homem.
Conteúdos:
• Abordagem Teórica
— A gestão no último século
— As novas fronteiras da gestão - a era do conhecimento
• Metodologia de pesquisa
— Estudo de caso Skandia
• Apresentação de dados
— Os relatórios de capital intelectual
— A gestão de capital intelectual
— Descrição da investigação - intervenientes, procedimentos e dados