Grátis
Sobre o livro
Existe uma crescente preocupação da sociedade com os fenómenos de violência e a sua banalização. É nítido o enfraquecimento de valores como a empatia, o respeito pelo outro, a tolerância e a ausência de limites. Sendo a escola um contexto reprodutor da sociedade, sabemos que professores e alunos convivem diariamente com várias formas de violência.
Segundo a UNESCO, o bullying é a forma mais comum de violência no espaço escolar, que pode comprometer, não só a aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos alunos, como também a sua autoestima. Como pode a escola lidar com o bullying? Que medidas de prevenção e que iniciativas de ação pode tomar? O que fazer perante um caso de bullying na escola? Como podem os pais lidar com esta problemática?
Para todos os que educam, mais do que uma resposta definitiva ou uma receita para lidar com comportamentos violentos, este livro pretende ajudar a promover uma escola que enfatize os valores humanos e sociais, responsabilizando e responsabilizando-se, priorizando resolver os seus conflitos através do diálogo, da construção da justiça, garantindo espaços de reflexão coletiva, incentivando à participação em diferentes áreas escolares e extraescolares, intensificando as relações com a família, cuidando das relações interpessoais, apelando, sensibilizando, inspirando os outros a fazer e a ser melhor.