Baião em Torno das Memórias Paroquiais de 1758
de Pedro Nuno Vieira
Grátis
Sobre o livro
Ao esquematizar uma história social e económica sobre Baião baseei as propostas, que fiz aos colegas investigadores, na afirmação do território como suporte ao desempenho do homem milenar. Suporte que confunde, na plenitude, com a paisagem cultural, evolutiva e viva, de Baião e da região em que o atual Concelho se insere.
Ao valorizar a dimensão temporal e a dimensão espacial desta paisagem identitária, reconhecemos a evolução humana, identificamos as marcas que o homem aqui deixou ao longo do tempo, analisamos os contributos que as suas inteligências e vontades deixaram, valorizamos a herança. Senti que era oportuno expressar, em simultâneo, a abordagem ao território e ao tempo, aos longos lapsos de tempo e, para tentar tal desidrate, apoiei-me na expressão em torno do ano ... e desenvolvi-a cronológica e tematicamente.
Assim, propus abordagens em torno de 2000; em torno de 1700; em torno de 1500; em torno de 1000; em torno de 500; em torno do ano zero; em torno da pré-história; em torno da palavra Baião; em torno das memórias paroquiais; em torno do território. Resultaram dez livros... com temáticas sobre a construção material e imaterial, sobre o património tangível e intangível do território de Baião, sobre a sua paisagem cultural.