Avaliação da Aprendizagem em Ensino Clínico no Curso da Licenciatura em Enfermagem

de António Luís Carvalho 

Bertrand.pt - Avaliação da Aprendizagem em Ensino Clínico no Curso da Licenciatura em Enfermagem
Editor: Instituto Piaget
Edição: maio de 2005
18,89€
Notifiquem-me quando disponível

As escolas superiores de enfermagem têm feito um esforço visível, procurando a adaptação a adequação às exigências de uma formação de nível superior e de uma formação de nível superior e de uma sociedade em mudança.

No contexto do curso de licenciatura em enfermagem, o ensino clínico é uma actividade fundamental no percurso de todos os alunos, porque representa 57 por cento da carga horária, mas sobretudo porque pretende "que o aluno desenvolva competências de carácter cientifico, técnico e humano, num processo contínuo de crescimento e autonomia pessoal, de forma a ser capaz de planear, concretizar, gerir e avaliar actividades de enfermagem."

A avaliação de uma actividade com as características destes ensinos clínicos engloba vertentes de grande especificidade, nas quais é importante reflectir procurando uma adequação entre a aprendizagem e a avaliação que dela é feita. Assim, o tema deste livro é a "Avaliação da Aprendizagem em Ensino Clínico no Curso da Licenciatura em Enfermagem".

Partimos para o estudo, definindo questões orientadoras: qual o perfil de enfermeiro para a escola, os professores e os alunos gostariam de ver formados? Qual é o modelo de ensino clínico ajustado aos objectivos do curso e à formação desse enfermeiro? Qual o modelo de aprendizagem que é considerado como adequado? A avaliação que tem sido feita está de acordo com esse perfil e com o modelo de aprendizagem defendidos? Quais são as alternativas para adequar a avaliação ao modelo de aprendizagem defendido e ao perfil de enfermeiro pretendido?

Optámos pelo modo de investigação de estudos de caso, com a utilização de uma estratégia multimétodo, que passou pela utilização da observação participante, das entrevistas, dos questionários e da constituição de um grupo de discussão.

No final deste percurso, que esperamos seja o inicio de um debate alargado sobre esta problemática, verificámos que a escola, os professores e os alunos defendem a formação de um enfermeiro com competências científicas, técnicas, relacionais e culturais, capaz de assumir uma postura reflexiva e adaptada às exigências da sociedade, constituindo-se como agente de mudança e progresso biopsicossociocultural.

Da mesma coleção

O Especialista em Meditação
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
20,35€
Didáctica Editora
Compêndio da Reprodução Humana
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
28,33€
Instituto Piaget
Avaliação da Aprendizagem em Ensino Clínico no Curso da Licenciatura em Enfermagem
de António Luís Carvalho 
ISBN:
9789727717576
Ano de edição:
05-2005
Editor:
Instituto Piaget
Idioma:
Português
Dimensões:
161 x 234 x 23 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
416
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.