Avaliação com Sentido(s)
Contributos e Questionamentos
de Eusébio André Machado e Maria Palmira Alves
Sobre o livro
Nunca como hoje a avaliação surgiu como uma das palavras passe-partout, abusiva e prosaicamente utilizada nos mais variados campos e cuja mera invocação parece provocar um efeito mágico na resolução de todos problemas. O verbo avaliar é, actualmente, recorrente na retórica político-partidária e a defesa de uma "cultura de avaliação", em todos os sectores de acção estatal e da sociedade, tornou-se um lugar-comum, sendo concomitante (colaborante?) com a expansão e consolidação do paradigma da performatividade generalizada, anunciado como traço fundamental da nossa "condição pós-moderna". Nesta obra, através da colaboração de um conjunto autores associados à ADMEEEuropa (Associação para o Desenvolvimento de Metodologias de Avaliação em Educação), assume-se o intuito de mostrar como campo da avaliação se encontra, hoje em dia, sob o signo de uma complexidade pregnante: diversificam-se os "objectos" (os alunos, os programas, as organizações, os professores…), conflituam as perspectivas metodológicas, aumentam as ambições de participação e de "empowerment" e acentua-se a importância dos contextos na construção de referenciais. Embora não esgotem nem representem exaustivamente esta problematicidade transversal, os textos reunidos no presente livro constituirão, seguramente, contributos significativos e diversos para uma necessária reinterrogação da actividade avaliativa.