Ary dos Santos
de Cecília Amaral Figueiredo
Grátis
Sobre o livro
A versatilidade e a originalidade da poesia de Ary dos Santos não deixa ninguém indiferente, tão silenciada do ponto de vista crítico-literário e tão acarinhada do ponto de vista popular.
Foi uma pessoa extremamente incómoda sob o ponto de vista individual, social e político : a sua posição de rebeldia foi sempre diametralmente oposta a tudo e a político : a sua posição de rebeldia foi sempre diametralmente oposta a tudo e a todos, criando muitas invejas, mesmo dentro do próprio partido (PCP).
Os seus poemas refletem as suas várias facetas: irreverente, popular e revolucionário Com a sua linguagem, Ary dos Santos conseguiu unir a poesia intelectual com a revolucionária, tornando-se um poeta de referência da Revolução dos Cravos e da representação da canção.
Salienta-se ainda o facto de, num país marcado então por conceitos extremamente conservadores, ter sido um homossexual assumido e que durante toda a sua atividade política saiu em defesa dos direitos homossexuais numa sociedade que os hostilizava.
Ainda assim, sempre procurou mostrar que o ser homossexual não significava ser efeminado e que o podia fazer sempre com virilidade e ironia. É notório, ainda, o desencanto diante de uma sociedade que ele critica pelo marasmo, pela cobardia do conformismo, pelo comprometimento.
A novidade deste livro está no modo como a autora estabelece a ligação, através de um estudo comparativo, entre Ary dos Santos e Maiakovski que, afastados no tempo e no espaço, vivem de forma pragmática a situação dos seus respetivos países.