Arquitectura de Empresa
de Amândio Vaz Velho
Sobre o livro
Uma abordagem integral da disciplina Arquitectura de Empresa. Este livro trata do todo das organizações, trata da forma como as partes se devem integrar, trata da interoperabilidade entre as partes. O livro aborda o papel da informação e dos sistemas de informação nas organizações e a forma como processos de negócio e sistemas de informação devem ser arquitectados.
Inovador:
Inovador em termos do formato. A opção por um misto de livro de texto pautado com quadros dos seminários do autor resultou numa leitura muito agradável.
Cativante:
A gestão que o autor faz do ritmo da sua escrita, o estilo coloquial e intimista, aqui e acolá entrelaçado com doses apropriadas de humor, inverteu o que poderia ter sido maçudo, dada a profundidade técnica que o tema exige.
Valor Acrescentado:
O livro não se limita a coligir contribuições de outros. O livro tem contribuições próprias do autor em quase todas as valências da disciplina Arquitectura de Empresa. Desde os conceitos, à metodologia, ao modelo de governação, até à componente de gestão da mudança.
Qualidade Técnica:
Um livro escrito ao melhor estilo anglo-saxónico. Não existem muitos livros no panorama Português, nas áreas de gestão e sistemas de informação, com uma qualidade e profundidade técnica ao nível dos conteúdos como este exibe. Todos os aspectos da disciplina Arquitectura de Empresa são abordados.
Cuidadoso:
Vê-se que existiu um esforço profundo para garantir a melhor leitura possível aos leitores. É notório o extremo cuidado que foi posto na preparação desta obra. Por tudo isso, sem sombra de dúvidas, uma obra de referência.
"As 500 páginas não são motivo de susto. O autor explica a melhor forma de ler o livro, consoante as necessidades de cada um".
Executive Digest, Dezembro 2004