Angola… O Canto do Cisne
de Pedro Gomes
Grátis
Sobre o livro
A 16 de abril de 1969 "…da ocidental praia Lusitana", rumo ao mais insondado dos destinos.
25 de maio de 1971 e cumpridos todos os jejuns, "…em perigos e guerras esforçados", enfim o regresso. Mas, mal voltados à realidade, a importância dos factos sobrepunha-se, incontornável, ao redundante. A viagem de retorno não trazia mais do que o vazio, feridas que jamais curarão, o sacrifício em nome do …quase nada.
"O chimbete, o cão do aquartelamento - que por ter recebido as minhas bolachas e umas festas na cabeça, raramente saíra da minha frente - acabava de retribuir com a vida aqueles singelos mimos. Ao ‘aterrar’ do salto de mais um obstáculo e fruto do peso da sua envergadura, acionou uma mina antipessoal que, enterrada no trilho em que seguíamos, trazia um nome como destinatário: o meu…"
«Durante a leitura deste livro, impressionei-me várias vezes com o facto de, com mais frequência do que imagino, no quotidiano, me cruzar com pessoas que viveram histórias como as que aqui estão descritas.
Angola…O Canto do Cisne é o documento humano de um conflito que marcou a vida de muitos.
Em vários momentos, este é um livro de gratidão. Também por isso, é muito justo que agradeçamos ao autor a generosidade desta partilha.»
José Luís Peixoto