Bertrand.pt - Administração

Administração

Conceitos Fundamentais

de John R. Schermerhorn Jr. 

idioma: Português do Brasil, Português
Editor: Livros Téc. e Cient. Editora
Edição ou reimpressão: dezembro de 2005
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Apresenta os fundamentos da administração da maneira como estes se aplicam dentro do ambiente de trabalho contemporâneo. O seu objetivo corresponde a apresentar os tópicos, as teorias e os temas da administração de uma maneira concisa, enquanto enfatiza sua relevância e as aplicações práticas no ambiente dinâmico inerente ao novo local de trabalho. O conteúdo programático foi cuidadosamente escolhido, de modo a atender às diretrizes de certificação da AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business — Associação para Fomento de Faculdades de Negócios dos EUA), permitindo, ao mesmo tempo, grande flexibilidade para se ajustar a vários modelos de cursos e tamanhos de turmas, incluindo adaptações para grades curriculares de natureza multidisciplinar e integradora. Essencialmente, isso é feito combinando-se os fundamentos da administração, com especial atenção para com o ambiente, a diversidade cultural, a globalização, além da ética e da responsabilidade social, como questões soberanas de nossa atualidade.
O livro é idêntico às organizações de hoje em dia, que apresentam um elevado nível de desempenho — bem organizado, enxuto, ágil e extremamente capacitado para as tarefas necessárias. Para os alunos, ele é também simples e direto, além de oferecer uma boa base de apoio. As questões para estudo, que fazem a abertura de cada um dos capítulos, um glossário seqüencial nas margens, somados a uma lista de termos-chave e um resumo ao final de cada capítulo, orientam e auxiliam os alunos leitores. Um abrangente site na Internet (concebido para a versão original do livro, no idioma inglês) disponibiliza também uma variedade de opções para o aprendizado, nas quais estão incluídos casos de raciocínio crítico, bancos de dados para auto-avaliação interativa, testes interativos de auto-revisão do capítulo, além de outros recursos.

ORGANIZAÇÃO
- O livro é organizado em quatro partes: Contexto, Planejamento e Controle, Organização e Liderança.
- A Parte 1 faz a abertura do livro, com um foco claro no novo, excitante e dinâmico ambiente de trabalho, no ambiente externo, na diversidade, na vantagem competitiva e na globalização, todos esses fatores apoiados por uma ênfase no comportamento ético e na responsabilidade social.
- A Parte 2 examina o planejamento e o controle como funções da administração, e inclui um tratamento atualizado sobre planejamento estratégico e empreendedorismo.
- A Parte 3 aborda a essência da organização como uma função da administração, dedicando uma atenção especial para os novos progressos nas culturas organizacionais, na modelagem organizacional e nos processos de trabalho.
- A Parte 4 oferece uma cobertura extensiva sobre a liderança como uma função da administração, incluindo motivação e modelagem do trabalho, comunicação e habilidades interpessoais, equipes e trabalho em equipes, inovação, bem como liderança voltada para a mudança.

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Ao longo do livro são realizados todos os esforços no sentido de trazer os pensamentos e conceitos mais atualizados que se fazem presentes para os administradores e as organizações de hoje em dia. Além de temas importantes como ética, diversidade, vantagem competitiva, globalização e autonomia de poder (empowerment), uma cobertura específica inclui todos os tópicos a seguir, e ainda mais:
organizações multiculturais • etnocentrismo • relativismo cultural • inteligência emocional • organizações voltadas para o consumidor • comércio eletrônico • empreendedorismo • aprendizado organizacional • aprendizado para toda a vida • organizações horizontalizadas • equipes interfuncionais • equipes virtuais • organizações virtuais • análise de valor do processo • reengenharia • equilíbrio entre trabalho e vida pessoal • planejamento estratégico de recursos humanos • desempenho e recompensas • arranjos alternativos de trabalho • barreiras na comunicação • administração de conflitos • negociação • trabalho em equipe • inovação • administração do conhecimento • liderança voltada para a mudança

ESTRUTURA DOS CAPÍTULOS
Planejando o que Vem Adiante:
Cada capítulo tem início com um conjunto de questões para estudo, vinculadas a cada um dos principais títulos correspondentes aos tópicos abordados. Elas servem como objetivos de aprendizado e criam uma estrutura de base para o resumo do capítulo.

Caixas de Texto em Destaque:
Exemplos identificados sob o título "Marcas de Referência" encontram-se inseridos no texto dos capítulos com o objetivo de enfatizar ilustrações práticas e temas como, por exemplo, diversidade, ética e responsabilidade social, empreendedorismo e globalização. Cada uma dessas caixas de texto fornece um exemplo relevante e conciso, sem que isso cause interrupções no fluxo do texto.

Anotações do Gerente:
Listas concisas com sugestões úteis — os "faça" e "não faça" do comportamento administrativo — são encontradas nas Anotações do Gerente incluídas em cada capítulo. Elas são projetadas como resumos úteis, do tipo "da teoria para a prática", e com o objetivo de auxiliar os leitores com o aprendizado sobre as implicações decorrentes das ações pertinentes à matéria que está sendo estudada.

Glossário Seqüencial nas Margens:
Termos-chave em negrito, oriundos do texto, são destacados e definidos na margem, constituindo um glossário seqüencial de conceitos-chave sobre aquilo que está sendo discutido. Isso transforma as margens em um prático guia de estudos, para ser utilizado ao estudar o conteúdo do capítulo e se preparar para provas.

Resumo do Capítulo:
O resumo ao final do capítulo é organizado de acordo com as questões para estudo no início do capítulo. Esse resumo repete cada questão para estudo e oferece, em um formato conciso "ponto a ponto", uma visão geral sobre os pontos-chave daquela seção do capítulo.

GLOSSÁRIO
Um glossário completo, ao final do livro, fornece as definições para todos os termos e conceitos.

Administração
Conceitos Fundamentais
de John R. Schermerhorn Jr. 
ISBN: 9788521614654 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Livros Téc. e Cient. Editora Idioma: Português do Brasil, Português Dimensões: 150 x 230 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 268 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Gestão  >  Gestão e Organização

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