Adão Cruz

Tempo, Sonho e Razão

de Adão Cruz 

Bertrand.pt - Adão Cruz
Editor: Campo das Letras
Edição: abril de 2003
42,40€
Esgotado ou não disponível

Das pinturas de Adão Cruz se poderá dizer com propriedade o que dos desenhos de Federico García Lorca disse um dia Miró: que eles parecem obra de um poeta, sendo esse, nas palavras do pintor, catalão, o melhor elogio que pode fazer-se a toda a expressão plástica. No caso de Adão Cruz (como, de resto, no de García Lorca), o dito encerra o seu quê de redundante, uma vez que, além de pintor, ele é também autor de alguns livros de poemas, em prosa e verso.
De um poema seu, precisamente "Dedicatória", é este verso: "Continuo a pintar o vento". Eis uma declaração que soa como profissão de fé do pintor, mas se serve dos instrumentos do poeta: a linguagem das metáforas. Pintar o vento é acordar "o sonho adormecido", é dar vida e movimento ao "papagaio triste" ancorado no chão, à espera do impulso - do vento - que o solte, lhe dê asas e o transforme em pássaro azul. É pôr na boca de um "deus caído" o grito de revolta contra os "sonhos desfeitos" e sacrificar no "altar da utopia" as últimas reses dum carnaval de sombras e de luzes.
A história que invariavelmente as telas de Adão Cruz contam é esta: a da caminhada do homem em direcção à "utopia do real absoluto". (…)

Adão Cruz
Tempo, Sonho e Razão
ISBN:
9789726106289
Ano de edição:
04-2003
Editor:
Campo das Letras
Idioma:
Português
Dimensões:
150 x 230 x 20 mm
Encadernação:
Capa dura
Páginas:
144
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.