Açúcar Queimado
de Avni Doshi
Grátis
Sobre o livro
Uma história de obsessões e traição. Uma história de amor envenenada, cujos protagonistas, ao contrário do que seria de esperar, não são dois amantes: são mãe e filha.
Na sua juventude, Tara era uma rebelde. Abandonou o seu casamento infeliz e foi viver para um ashram, uma comunidade espiritual hindu, mendigou nas ruas - porque a família abastada lhe fechou a porta de casa - e passou anos a correr atrás de um artista sem eira nem beira, com a filha a reboque. Hoje, é uma mulher com falhas de memória, que paga o salário da empregada a dobrar e se esquece do gás ligado durante a noite. A filha, agora adulta, vê-se obrigada a cuidar de uma mãe que nunca quis saber dela em criança.
Acutilante e cáustica, Avni Doshi faz-nos questionar não só até que ponto conhecemos as pessoas que nos são mais chegadas, mas também em que medida conhecemos os nossos próprios limites.
Foi traduzido por Tânia Ganho.
Júri do Prémio Booker 2020
Guardian
«Admirável e inteligente, com uma desarmante franqueza e sentido de humor.»
Sunday Times
«A história de uma família a fervilhar de ódio. Leia-o pela escrita elegante e cuidada, surpreenda-se com a raiva em ebulição.»
Observer
«Um livro de uma extraordinária perspicácia, coragem e sofisticação.»
Washington Post
Lido no âmbito do clube Livra-te organizado pela Rita da Nova e Joana da Silva, este é um daqueles livros difíceis de descrever. Uma história perturbante que se foca na relação tóxica entre mãe e filha, abordando temas como a natureza da memória, o impacto do nosso livre arbítrio, e a condição da mulher enquanto mãe/esposa/cuidadora numa sociedade patriarcal. É difícil assimilar que este é o romance de estreia desta escritora, porque a escrita é lindíssima, altamente crua e poeticamente especulativa.